A partir da próxima segunda-feira, 20 de julho, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e do Consórcio PróUrbano, reforça o número de viagens de 41 linhas de ônibus nos horários de pico, tanto pela manhã (das 5h30 às 8h30), quanto no período da tarde (das 16 às 19 horas), por causa da pandemia de covid-19.
A mudança faz parte do Plano de Adequação do Transporte Coletivo que tem o objetivo de controlar o número de passageiros transportados e evitar a superlotação nos ônibus e impedir a aglomeração nos terminais urbanos, além de reforçar a campanha de conscientização para o uso de máscaras nos coletivos e manter o distanciamento social, entre outras ações.
A ampliação da frota para evitar a superlotação nos ônibus é uma das 17 medidas elaboradas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e acadatas pela prefeitura. Na terça-feira, 14 e julho, os vereadores negaram o pedido de urgência para o projeto de lei que autoriza a prefeitura a repassar R$ 423 mil ao Consórcio PróUrbano.
A proposta foi protocolada horas antes da sessão e, para ser votada nesta quinta-feira (16), dependia da aprovação do pedido de urgência. O projeto prevê o repasse destes recursos para que o consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano formado pelas viações Rápido D’Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) – coloque mais ônibus nas ruas durante a pandemia .
Atualmente a frota do transporte urbano opera, em média, com 70% dos veículos. Isso representa 250 do total de 356 ônibus do Consórcio PróUrbano – são 118 linhas. Aos domingos e feriados, a redução chega a 60%. Nos finais de semana, o transporte coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos, mesmo antes da pandemia de covid-19.
Segundo o trâmite legal, agora o projeto terá de receber parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) dentro do prazo máximo de 45 dias, mas ainda há a possibilidade de o governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) desistir da ideia.
Aos domingos
A partir de domingo, 19 de julho, a atual grade de atendimento passará a ser realizada por oito novas linhas especiais com os mesmos itinerários utilizados pelas linhas do sistema Corujão, que opera de madrugada, com embarques e realizados de hora em hora, a partir do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig.
Ainda aos domingos, haverá a permanência das duas linhas circulares e das linhas que atendem à Unidade Campus do Hospital das Clínicas, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste, e ao bairro Jardim Cristo Redentor, na Zona Norte, além da suspensão das linhas alimentadoras.
Vale salientar que nesta nova composição da grade de itinerários permanece o atendimento aos hospitais, à Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da avenida Treze de Maio, onde foi instalado o Polo Covid-19, no Jardim Paulista, e à Unidade Básica Distrital Doutor Sérgio Arouca, a UBDS do Quintino Facci II.
Também não haverá alteração na linha que serve a UBDS Doutor Marco Antônio Sahão, na Vila Virgínia, o Centro de Saúde Escola CSE Doutor Joel Domingos Machado, no Sumarezinho, a região central e os principais pontos de interesse no município. As informações sobre os itinerários e horários das novas linhas especiais regionais estarão disponíveis no site www. ritmoribeirao.com.br, no aplicativo CittaMobi e também pelo telefone 0800 7710118.
Linhas que passarão operar aos domingos
A1– Especial Norte
F3 – Especial Leste
J5 – Especial Sul
Q7– Especial Oeste
D2 – Especial Nordeste
I4 – Especial Sudeste
M6 – Especial Sudeste
T8 – Noroeste
U-199 – Circular 1
U-299 – Circular 2
T-808 – Jardim Cristo Redentor
N-207 – Hospital das Clínicas