Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Frio volta a bater recorde  

Semana que vem deve ter veranico: os termômetros podem marcar entre 36ºC e 37ºC de segunda (19) a quinta-feira (22) 

Inverno chegou: frio intenso obrigou o ribeirão-pretano a tirar cobertor e edredom, agasalho, cachecol, gorro, luva e meia de lã do armário  (Alfredo Risk )  

A frente fria que chegou no final de semana fez a temperatura despencar em Ribeirão Preto. Havia registrado recorde de frio na madrugada de domingo, 11 de agosto, com 5,9 graus Celsius, e nesta terça-feira (13) os termômetros marcaram 5ºC. A sensação térmica foi ainda menor, entre 2º e 3º, dependendo da região da cidade. Na zona rural estava ainda mais “gelado”.

O inverno começou em 20 de junho, mas somente agora, dois meses depois, o frio intenso obrigou o ribeirão-pretano a tirar cobertor e edredom, agasalho, cachecol, gorro, luva e meia de lã do armário. Na manhã de sábado (10), os termômetros marcaram 6ºC. Choveu cerca de cinco milímetros, segundo a Climatempo. A média para Ribeirão Preto em agosto é de 19 milímetros.

A temperatura vai disparar nas tardes ribeirão-pretanas a partir de quinta-feira (15), quando a máxima deve chegar a 33ºC. A previsão para domingo (18) é de 35 graus. Semana que vem deve ter veranico: os termômetros podem marcar entre 36ºC e 37ºC  de segunda (19) a quinta-feira (22).

Por enquanto, o cenário será de frio e seca, com temperaturas mais temperaturas mais amenas nas madrugadas e manhãs e à noite e calorão á tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a região devido à estiagem.

A umidade relativa do ar continua abaixo do ideal e o tempo seco propicia a incidência de queimadas, refletindo na qualidade do ar. Nesta terça-feira, a temperatura máxima não passou de 25ºC. A umidade estava em apenas 21%.  Deve ser inferior a 20% a partir de sexta-feira (16).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite.

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, os termômetros devem marcar entre 10ºC e 30ºC, com umidade a 22%. Na quinta-feira (15) deve variar entre 13ºC e 33ºC. A umidade recua para 20%. Na sexta-feira (16) os termômetros devem marcar entre 16ºC e 34 graus, com umidade em 19%. No sábado, dia 17 de agosto, a temperatura mínima prevista é de 16ºC e máxima de 34 graus Celsius, com 18% de umidade.

No domingo (18), os termômetros podem marcar entre16ºC e 35ºC. A umidade segue em 18%, bem inferior ao ideal de 60%. Na segunda-feira (19), a temperatura fica entre 17ºC e 36ºC, com umidade em 19%. Na terça (20), deve variar entre 18ºC e 36ºC, com 19% de umidade. Não há previsão de chuva para os próximos dias, segundo a Climatempo.

Postagens relacionadas

Pesquisadores investigam comportamento agressivo de botos na Amazônia

William Teodoro

Câmara deve aceitar doze carros pintados 

Redação 2

INSS, AGU e MPF firmam acordo para acabar com filas por benefícios

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com