Ribeirão Preto registrou temperatura de 5 graus centígrados na madrugada desta quinta-feira, 29 de julho, segundo o Climatempo. A sensação térmica era de 2ºC no período. A máxima do dia não passou de 19ºC, de acordo com o instituto de meteorologia.
Já a Somar Meteorologia constatou mínima de 6°C na madrugada e máxima de 19°C na tarde desta quinta-feira, em Ribeirão Preto. Uma forte neblina tomou conta da cidade no início da manhã. Os prédios da capital regional ficaram escondidos entre a névoa.
Os 711.825 moradores de Ribeirão Preto já retiraram agasalho, cachecol, luva, meia de lã, cobertor e edredom do armário, mas já encostaram o guarda-chuva. A chuva de quarta-feira (28), com volume de dez milímetros em alguns bairros, fez as temperaturas despencarem, mas já foi embora.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de São Paulo emitiram alerta laranja para Ribeirão Preto por causa das baixas temperaturas previstas para esta semana. A frente fria, seguida de forte massa de ar polar, chegou à região na quarta-feira e é considerada a mais intensa deste século.
A nova massa de ar polar que chegou ao Sul do Brasil na segunda-feira (26) e anteontem, provocou chuva em algumas cidades e garoa constante em Ribeirão Preto. O Sol brilhou nesta quinta-feira (29) e não há previsão de chuva para esta sexta-feira (30).
De acordo com o Inmet, esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar pelo menos até domingo, 1º de agosto. O instituto informa que, nesta quinta-feira, o ar frio deverá avançar por São Paulo, atingindo, até esta sexta-feira (30), o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.
Em Ribeirão Preto, onde a temperatura média é superior a 30 graus centígrados, a previsão era de 3°C na madrugada desta sexta-feira, com sensação abaixo de zero grau. A máxima sobe um pouco e pode atingir 23°C, de acordo com os meteorologistas. Na quarta-feira, os termômetros marcaram entre 11ºC e 23ºC, segundo o Climatempo.
Ontem, por volta das 17 horas, a temperatura na cidade chegou a 16ºC e, à noite, às 22 horas, baixou para 9ºC. A previsão era de 8ºC à uma hora e de 5 graus às quatro da manhã. O frio deve se intensificar hoje, com possibilidade de geada em cidades da região.
A sensação térmica pode ser negativa, dependendo da localidade. Nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar oscilou entre 19% e 70%. Nesta sexta-feira, deve ficar entre 16% e 70%. O frio continua no sábado (31), quando a previsão é de mínima de 7 graus e máxima, de 26ºC, com a umidade entre 27% e 57%.
No domingo, 1º de agosto, as temperaturas voltam a subir, oscilando entre mínima de 11ºC e máxima de 27%, com umidade entre 24% e 44%. Não há previsão de chuva para o final de semana. A umidade relativa do ar ideal é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.
A madrugada de 20 de julho foi a mais fria em Ribeirão Preto nos últimos 18 anos. Não fazia tanto frio desde o inverno de 2003, quando os termômetros marcaram 1ºC com sensação térmica negativa entre -1ºC e -2ºC, de acordo com a estação do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte da cidade.
O dia mais gelado até então havia sido 1º de julho, quando a cidade voltou a registrar a temperatura mais baixa em dez anos. Às cinco horas da manhã, os termômetros marcaram 3ºC com sensação térmica de 0,4 grau centígrado negativo, segundo o Inmet. Agora, o 1ºC do dia 20 de julho passou a ser a temperatura mais baixa no município desde o inverno de 2003.
Região
Segundo a Somar Meteorologia, a temperatura em Orlândia, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, chegou a 2°C, com sensação térmica negativa. Em Cássia dos Coqueiros, também na RMRP, a mínima bateu em 1 grau, com sensação de temperatura abaixo de zero, chegando a -5º.