Ribeirão Preto registrou a temperatura mais baixa do ano na madrugada desta sexta-feira, 31 de maio, quando a mínima na cidade chegou a 8 graus Celsius. A sensação térmica, porém, foi bem inferior, entre 5ºC e 6ºC – na zona rural fez ainda mais frio.
A medição é feita na estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Na madrugada anterior, na quinta-feira (30), os termômetros marcaram 10ºC.
Até então, a menor temperatura do ano havia sido a de quarta-feira (29), com 12,4ºC, bem abaixo dos 15,7ºC registrados em janeiro, em pleno verão. Não fazia tanto no frio na cidade desde maio de 2022. O ribeirão-pretano já tirou agasalho, cachecol, gorro, luva, meia de lã, cobertor e edredom do armário.
O dia mais frio do ano passado foi registrado em 16 de maio, com temperatura entre 9º e 10ºC na madrugada e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana. Em 2022, foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica constatou 5ºC às seis horas, no Leite Lopes.
A marca ainda é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição. No inverno, quando o frio é mais intenso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) aciona o Protocolo de Baixas Temperaturas. Toda vez que os termômetros atingem 13 graus Celsius, as medidas especiais são acionadas para atendimento às pessoas em situação de rua, público que mais sofre com o frio intenso.
Até o final da tarde de quarta-feira (29) não havia informação sobre a medida O Centro POP, ou Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, atende de segunda a sexta-feira na avenida Capitão Salomão nº 324, Campos Elíseos, e em horário especial aos finais de semana durante o período de frio intenso..
É uma iniciativa governamental que oferece suporte integral às pessoas que vivem nas ruas. O objetivo é proporcionar não apenas alimentação, mas também acesso a serviços de higiene, lazer, formação profissional, assistência psicológica e jurídica, entre outros.
Esses centros são fundamentais na reintegração social e econômica das pessoas em situação de rua, oferecendo-lhes uma porta de entrada para a recuperação e o exercício pleno de sua cidadania. As pessoas em situação de rua também podem pernoitar em Casas de Passagem.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) atende à rua Visconde do Rio Branco nº 943, no Centro, e também fez o encaminhamento. Mais informações nos telefones 161 e 08007730161 e no (16) 3610–0687, que também atende pelo WhastApp. Ou pelo e-mail [email protected]
A prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade, já lançou a Campanha do Agasalho. Neste ano, a população pode colaborar levando as doações nos sete pontos de coleta espalhados pela cidade.
A meta é superar as 47.238 mil peças arrecadadas durante a campanha no ano passado. Todas as peças arrecadadas durante a campanha serão distribuídas para as mais de 100 entidades assistenciais, associações, equipamentos sociais e comunidades locais. Segue até o dia 18 de agosto.
Podem ser doados roupas de frio, mantas e cobertores novos ou em bom estado de conservação Entre os pontos de coleta estão a sede do Fundo Social (rua Cerqueira César nº 383, Centro) e postos da RP Mobi – na rua General Câmara nº 2.910 (Jardim Presidente Dutra), avenida Saudade nº 2.182 (Campos Eliseos) e rua São Sebastião nº 1.020 (Centro).
Os outros são da base da Guarda Civil Metropolitana (rua Lafaiete nº 1.676, Vila Seixas), base móvel da GCM no calçadão (rua General Osório) e a base do Canil da GCM (avenida Pio XII nº 1.015, Vila Virgínia). Segundo a prefeitura de Ribeirão Preto, novos pontos serão anunciados no decorrer da campanha.
As temperaturas devem permanecer baixas nos próximos dias, pelo menos até quarta-feira, 5 de junho, quando começa a esquentar. As manhãs e madrugadas ribeirão-pretanas, porém, continuarão geladas, segundo a previsão da Climatempo. Ontem, a máxima chegou aos 26ºC.
Neste sábado, dia 1º de junho, a temperatura mínima prevista para Ribeirão Preto é de 14ºC, e a máxima, de 27ºC. No domingo (2), os termômetros devem marcar entre 14ºC e 28 graus Celsius, de acordo com a Climatempo. Na segunda-feira, dia 3, fica entre 15ºC e 29º, e na terça-feira (4) oscila dentre 15ºC e 28º. Na quarta-feira (5) sobe um pouco e varia de 16ºC a 31 graus.
A umidade relativa do ar ainda preocupa e deve seguir abaixo do ideal em Ribeirão Preto, oscilando entre 43% e 46% até quarta-feira, sempre abaixo de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.