Mais uma frente fria chegou a Ribeirão Preto. O tempo começou a mudar na tarde de quinta-feira, 4 de julho, e as temperaturas despencaram. Uma chuva fina, garoa típica da capital paulista, também não deu trégua aos 694.534 moradores da cidade – de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – à vésperas do feriadão prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932. O cenário é o mesmo em quase todo o estado.
Na quinta-feira, ventos fortes levantaram poeira em Ribeirão Preto. Em seguida chegou a chuva e o frio. Quem passou pela calçadão na tarde desta sexta-freira (5) percebeu a mudança. Além da garoa, muita gente estava agasalhada e de guarda-chuva. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/ Inpe), o frio será mais intenso no final de semana.
No domingo (7), os termômetros devem marcar 6 graus centígrados e a temperatura máxima não deve passar de 19ºC, tanto neste sábado (6), quanto amanhã, mas o Sol deve brilhar forte nos dois dias. Os termômetros voltam a subir aos poucos durante a próxima semana, oscilando entre 8ºC e 21ºC na segunda-feira (8).
Dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) apontam que o volume acumulado de precipitação entre quinta-feira e ontem foi de 19 milímetros – não chovia na cidade havia 54 dias. Os termômetros marcaram 17ºC no início da manhã e, segundo a previsão do Cptec/Inpe, a temperatura máxima esperada não passou de 20ºC.
Nesta sexta-feira, a chuva incessante e o frio fizeram muita gente tirar do armário o guarda-chuva, agasalhos, blusas, jaquetas, cachecóis, luvas e outros adereços. A alimentação também exige pratos mais encorpados para se aquecer. Geadas de forte intensidade também não estão descartadas.
Na zona rural, a atenção deve ser redobrada porque a sensação térmica será ainda mais baixa do que na área urbana. Segundo o site weather.com, às nove horas deste sábado a previsão era de 9ºC, com máxima de 18ºC à tarde. Para esta madrugada, a previsão era de mínima de 11ºC.
Em 2018, o dia mais frio do ano em Ribeirão Preto foi uma segunda-feira, 21 de maio, quando a temperatura bateu em 6,3ºC, de acordo com Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), mas a sensação térmica era bem menor, principalmente por causa do vento gelado.