Tribuna Ribeirão
Geral

Franco Júnior, um ex-RPM da região

Músico tem na carreira shows e participações importantes com outras bandas. Nos detalhes apresentações com Fernando Deluqui e Edson Cordeiro - Arquivo Pessoal

Músico e produtor, de São Simão, prepara lançamento de um single em junho com Danilo Audi, além de trabalhar na pré-produção do próximo CD de Edson Cordeiro

O RPM (sigla de Revoluções por Minuto) foi uma das bandas do rock nacional de maior sucesso na década de 80, batendo todos os recordes de vendagens da indústria fonográfica brasileira. Depois do estrondoso sucesso, Paulo Ricardo, Fernando Deluqui, Luiz Schiavon e Paulo Pagni, por diferentes motivos, se separaram. A banda teve algumas com idas e vindas e algumas com formações diferentes, em uma delas com Franco Júnior assumindo os teclados.

Franco Júnior, músico e produtor musical, morador em São Simão, participou da segunda formação da banda (Paulo Ricardo, voz e baixo; Fernando Deluqui, guitarras; Marquinho Costa, bateria; e Franco Júnior, teclados), e esteve presente nos discos RPM, de Gita (1993), e Paulo Ricardo & RPM, de 1994, considerado por muitos, o mais ‘pesado’ da banda.

Mas a carreira de Franco começou muito cedo, em Ribeirão Preto. “Comecei aos 14 anos tocando em bandas de baile. No começo dos anos 80 estudando no COC, conheci o Kiko Zambianchi e junto com o irmão dele, o De Luiz Zambianchi, formamos o Sal da Terra, que depois do sucesso do Kiko passou a ser a sua banda de apoio”, lembra.

Com o sucesso, Franco teve contatos com outras bandas de sucesso à época. “Lembro de ter conhecido o Paulo Ricardo nesta época, fazíamos muitos shows e programas de TV com o RPM, Ira, Legião enfim todas desta época. Quando o Kiko Zambianchi gravou o Disco Demonia ele trocou a banda e eu fui tocar com uma artista gaúcha, a Laura Finocchiaro. Com ela toquei no segundo Rock in Rio”, conta.

A entrada no RPM

“Reencontrei o Paulo (Ricardo) em um show no Sesc Pompéia tocando com ela. Foi quando me convidou pra tocar com ele. Aceitei e na mesma semana já estava na estrada com ele, ainda em carreira solo”. Franco conta ainda que Paulo Ricardo recebeu um convite pra regravar Gita do Raul Seixas. “O Marcos Maynard, que era o presidente da Sony na época, quando foi ouvir no estúdio achou que estava soando RPM e sugeriu lançar como RPM. O Paulo não hesitou e foi assim a volta do RPM. Depois saímos da Sony e fomos para a Polygram. Gravamos o disco Pérola, muitos shows programas de TV. Fiquei aproximadamente quatro anos”.

Franco revela que ainda mantém contato com os ex-integrantes e em 2019 fez uma turnê com Fernando Deluqui. “Depois comecei a me dedicar à música eletrônica com inúmeros projetos, o mais importante foi o M4J com o Dj Mau Mau. Em 1999 produzi o primeiro dos 4 CDs que fiz com o Edson Cordeiro, três pela Sony Music, sendo que o ao vivo ganhei disco de ouro. O quarto foi produzido em 2019 com o nome de Bem na Foto.

Atualmente Franco Júnior está esperando acabar a pandemia pra voltar a fazer shows com Edson Cordeiro e outros projetos. “Estamos preparando o lançamento de um single mês que vem com artista Danilo Audi, tem a pré-produção do próximo CD do Edson Cordeiro e lancei duas músicas com o DJ Mau Mau pro selo Future Vision”, finaliza.

Franco Júnior participou de dois discos do RPM como tecladista da bandaCapa do disco Paulo Ricardo & RPM lançado no início dos anos 90Músico tem na carreira shows e participações importantes com outras bandas

A trajetória de Franco Junior

Músico, produtor e DJ, iniciou sua carreira tocando com Kiko Zambianchi. No começo dos anos 90, trabalhou com Laura Finochiaro, descobrindo a música eletrônica. Na mesma época conheceu o DJ Mau Mau, com quem solidificou uma parceria até os dias de hoje.

Como músico, participou da segunda formação do RPM, banda P.U.S, Capital Inicial, Edson Cordeiro e M4J.

Como produtor, entre tantos trabalhos, trabalhou com Laura Finocchiaro, DJ Mau Mau, Edson Cordeiro, M4J.

Prêmios:

APCA (M4J – banda revelação)

Disco de ouro – Sony Music – Edson Cordeiro.

Discografia:

Laura Finocchiaro – BMG ( 1992)

Laura Finocchiaro – OI – Trama (2003)

RPM – GITA – Sony Music (1993)

Paulo Ricardo e RPM – Polygram (1994)

P.U.S – Paradoxx ( 1996)

M4J – Brazil – Eletronic Experience -TRAMA( 1998)

Edson Cordeiro – Disco Clubbing – Sony Music (1999)

Edson Cordeiro – Disco Clubbing 2 – Sony Music ( 2000)

Edson Cordeiro – Dê- se ao Luxo – Sony Music ( 2001)

M4J – Folklore Nuts – trama (2000)

DJ Mau Mau – Music is my life – Segundo mundo ( 2002)

Lunatics – Tropic Records ( 2002)

Fê Lemos – Hotel Básico – Independente ( 2005)

Romance – Luz azul – Independente (2006)

DJ Mau Mau – Arts plugs and Soul – TRAMA (2006)

DUOFEL – experimenta – Fine music (2007)

Carlos Dias – This is The Time – Independente (2008)

Trilha Sonora – Revelação – Velas (2008)

Top Gigs (melhores shows):

Rock and Rio 2

Heinkenn festival

Skol Beats

Free Jazz

Jony Walker Festival Stambull Turquia

Teatro Collum Venezuela

Ásia 70

Café De La Musique

Taboo Club

The Edge

Love Club

Turnês:

Kiko Zambianchi

Laura Finocchiaro

Edson Cordeiro

RPM

M4J

DUOFEL

Headliners:

Marina Lima

Duofel

Capital Inicial

RPM

Edson Cordeiro

Laura Finocchiaro

Kiko Zambianchi

Oingo Boingo (participação)

Earth, Wind and Fire (participação)

Postagens relacionadas

As missões do Águia

Redação 2

Primeira repórter com Down diz que sonha em entrevistar o rei Roberto

William Teodoro

Telefonia celular alcança 98,2% da população brasileira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com