O Campeonato Paulista está interrompido por tempo indeterminado a partir desta terça-feira por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19. A decisão foi tomada em uma reunião entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes. O clássico de Campinas (SP) entre Guarani e Ponte Preta, nesta segunda, às 20 horas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, com portões fechados, será o último jogo disputado antes da pausa.
Na última sexta-feira, a FPF já havia fechado os portões dos estádios na capital para evitar aglomeração de pessoas. Os jogos São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano foram disputados sem a presença de torcedores.
Faltam duas rodadas para o final da fase de grupos do Paulistão. Na classificação atual, o Santo André tem a melhor campanha, com 19 pontos. Santos, São Paulo e Bragantino lideram os seus respectivos grupos. O Palmeiras também tem 19 pontos, mas está em segundo lugar de sua chave porque tem uma vitória a menos do que o Santo André.
A próxima rodada seria disputada entre esta sexta e segunda-feira, com destaque para a partida entre Corinthians e Palmeiras, o último clássico desta fase de grupos do Paulistão, na Arena Corinthians, em São Paulo.
No domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia anunciado a suspensão de todas as competições sob a sua organização. Em relação aos campeonatos regionais, a entidade afirmou que respeita a autonomia das federações estaduais e que, portanto, cada uma delas é livre para decidir o que fazer com seus torneios.
Ainda na última sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendara a suspensão, cancelamento ou portões fechados nos eventos esportivos. Além de São Paulo, os estádios não receberam público no final de semana no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal.
Diversos eventos esportivos pelo mundo vêm sendo adiados ou cancelados. A Conmebol anunciou na última quinta-feira que a Copa Libertadores está suspensa. As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 também foram adiadas.