O fotógrafo ribeirão-pretano Claudio Frateschi foi um dos premiados no 5º Concurso Internacional Anual de Fotografia 35 Award, que desde 2015 acontece na Rússia. A cada ano, o número de participantes cresce e um dos objetivos é buscar as 100 melhores imagens em várias categorias.
Em 2019, o evento contou com a participação de quase 120 mil fotógrafos de 173 países e recebeu 418 mil fotos. O concurso acontece durante todo ano, dividido em diversas fases. Frateschi participou de todos esses processos, enviando onze imagens.
Durante as etapas, três das fotos do ribeirão-pretano foram selecionadas para a semifinal, sendo que duas avançaram para a final e uma foi selecionada. Ele concorreu ao lado de quase quatro mil fotógrafos de todo o mundo na categoria “Wild Life” (“Vida Selvagem”).
A foto contemplada no concurso, batizada de “Momento perfeito”, fará parte de um livro que reúne as 100 melhores imagens de cada categoria do 35 Awards. Frateschi despertou sua paixão pela fotografia ainda na adolescência. No ano passado, Claudio Frateschi foi premiado com a medalha de ouro no 3º Photo Nature Brasil.
Em 2018, ele já havia recebido menção honrosa no mesmo evento e, em 2019, um ano depois, garantiu o primeiro lugar com a mesma foto premiada na Rússia, “Momento perfeito”, na categoria “Natureza – Aves”. O concurso é de âmbito nacional, organizado pela Associação Jauense de Ambiente e Cultura e reúne fotógrafos profissionais e amadores.
Apesar de ter sempre uma máquina a mão, a paixão ficou adormecida quando a música falou mais alto. Nos anos 1990, deu início a carreira como cantor, quando ingressou na Cia. Minaz, onde estudou canto e se tornou integrante do Coral Minaz e solista, participando de várias apresentações, concertos e montagens de ópera da companhia.
O contato intenso com a arte, em todas as suas formas, ampliou sua bagagem cultural, o que influenciou mais tarde na maneira de fotografar. Então, em 2009, a fotografia voltou a tomar um espaço maior em sua vida. Aquela paixão adormecida veio com força e com a vontade de fazer a diferença, iniciou seus estudos de técnica fotográfica com o amigo fotógrafo Bob Frenhi.
Logo depois, sentindo a necessidade de aprender ainda mais procurou a Escola Bauhaus em Ribeirão Preto, onde foi aluno do professor José Mario Souza. Em seguida, foi convidado por Denise Carpenter, na época diretora da Escola Bauhaus, para ser professor de fotografia na instituição, onde atua até o momento.
Com mais de dez anos de trajetória profissional, Claudio Frateschi já esteve em diversas regiões do país como Pantanal, Poconé, Baía Chacororé (Mato Grosso), Parque Nacional do Itatiaia, Trilha dos Tucanos, Reservas de Mata Atlântica do Estado de são Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, ampliando a cada uma dessas viagens o seu repertório de imagens naturais.
Além de exímio fotógrafo da natureza, também é especialista em fotografia de palco. Em seu currículo há nomes da música, teatro e dança como Cia. Minaz, Fernanda Marx, Gabriel Locher, Conrado Caputo, Gustavo Engrácia, Cia. De Dança Cisne Negro, Seu Jorge, Skank, entre outros que compõem a lista de mais de 50 espetáculos artísticos.
Também faz ensaios fotográficos com modelos profissionais de Ribeirão Preto e região e imagens comerciais. É o fotógrafo oficial da Cia. Minaz. Atualmente, é sócio-proprietário do Estúdio 4Lights e está se dedicando aos trabalhos autorais de retrato e fotografia de natureza.