No dia 10 de dezembro, candidatos fazem a prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que dá acesso a mais de 91 mil vagas para ensino público gratuito. O interessado em aproveitar a oportunidade deve se inscrever pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até a próxima segunda-feira, 13 de novembro. O valor da taxa de inscrição do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 é de R$ 34.
A região de Ribeirão Preto conta com 2.320 vagas, para cursos técnicos, ensino médio integrado ao técnico, ensino médio em diferentes itinerários formativos, articulação da formação profissional média e superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
O total de vagas é distribuído entre as seguintes cidades: Cajuru (40), Cravinhos (160), Guariba (210), Jaboticabal (70), Monte Alto (200), Ribeirão Preto (760), Santa Rosa de Viterbo (200), São Simão (200), Serrana (280) e Sertãozinho (200).
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. As vagas em Ribeirão Preto são para a Etec José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”. Segundo release da própria escola, são 960 vagas em Ribeirão Preto para cursos gratuitos nas áreas de Saúde, Gestão e negócios, Infraestrutura e Indústria.
Os interessados devem se inscrever pelo portal www.vestibulinhoetec.com.br. Após acessar o site, o candidato preenche a ficha de inscrição online, escolhe o curso e a unidade desejada e efetua o pagamento da taxa no valor de R$ 34 por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Os cursos são totalmente gratuitos. São oferecidos almoço e jantar na escola para todos os alunos.
Neste ano, a Etec de Ribeirão Preto vai oferecer o ensino médio integrado ao técnico (Mtec) em Mecatrônica no período da tarde. Será o primeiro ano em que o curso terá o ensino médio básico simultâneo. Para o ensino médio integrado serão ofertadas 280 vagas nos cursos de Administração, Automação industrial, Eletrotécnica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Secretariado.
As outras 360 vagas são para os cursos técnicos em Administração, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Gastronomia, Mecânica, Nutrição e Dietética e Recursos Humanos. Além da Etec José Martimiano da Silva, há cursos que são oferecidos nas extensões. Uma delas fica na Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto.
A outra é a EE Winston Churchilll, em Sertãozinho. Os cursos são Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Serviços Jurídicos, Contabilidade, Finanças e Logística. Articulação da Formação Profissional Média e Superior (MAS), modalidade que permite ao estudante concluir, em até cinco anos, os ensinos médio, técnico e superior.
A Etec de Ribeirão oferece em parceria com a Faculdade de Tecnologia de (Fatec) Sertãozinho os cursos de Administração e Mecatrônica, segundo o Centro Paula Souza (CPS). O popular “Colégio Industrial” fica na rua Tamandaré nº 520, no bairro Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto.
Mais informações pelo telefone (16) 3610–8374.