Tribuna Ribeirão
DestaqueMundo

‘Fonte’ indica água na Lua

Cientistas descobriram uma nova e renovável fonte de água na Lua após a análise de amostras trazidas por mis­são chinesa em 2020. A água estava incrustada em peque­nas esferas de vidro forma­das em meio à “sujeira lunar” provocada por impactos de meteoritos. As esferas variam em tamanho – podem ser da largura de um fio de cabelo até a junção de vários.

A água é só uma fração pequena, disse Hejiu Hui, da Universidade de Nanjing, que participou do estudo. Como existem bilhões, senão trilhões, dessas esferas decor­rentes de impactos, isso pode representar quantidades subs­tanciais de água, mas extraí-la seria difícil, de acordo com o grupo que participou da aná­lise. “Sim, vai exigir muitas e muitas esferas de vidro”, disse Hui por e-mail.

“Por outro lado, há mui­tas e muitas dessas na Lua.” A produção de água pode ser contínua graças ao constante bombardeio de hidrogênio no vento solar. As descober­tas, publicadas no começo desta semana na revista Na­ture Geoscience, são base­adas em 32 esferas de vidro selecionadas aleatoriamente pela Missão Chang’e 5.

Mais amostras serão estu­dadas, disse Hui. As esferas, que estão por toda parte na Lua, se formam com o res­friamento do material der­retido lançado pelas rochas espaciais. Em futuras missões robóticas, a água pode ser extraída por meio do aque­cimento das esferas. Mais es­tudos, no entanto, são neces­sários para determinar se isso seria viável e, em caso afirma­tivo, se seria seguro bebê-la.

Atividade vulcânica
Pesquisas anteriores iden­tificaram água em esferas de vidro formadas pela ativida­de vulcânica lunar, com base em amostras trazidas para a Terra pelos astronautas que estiveram no satélite há mais de meio século com a Mis­são Apollo.

O líquido poderia servir não só para futuras tripulações como também para ser usado em combustíveis dos foguetes. A Nasa, agência espacial nor­te-americana, pretende levar astronautas de volta à Lua até o fim de 2025. O destino é o polo sul lunar, onde acredita­-se que as crateras permanen­temente sombreadas estejam cheias de água congelada.

Postagens relacionadas

Medicina da USP promove campanha de doação de cabelos

Redação 2

Homem é morto a tiros na zona Oeste de Ribeirão Preto

William Teodoro

Educação abrirá 50 creches no recesso 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com