O foguete da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional neste domingo, 31 de maio, às 11h16 (horário de Brasília). Depois do lançamento no sábado (30) a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley fizeram uma viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dragon até atingir o destino.
A cápsula atracou cerca de 15 minutos antes do previsto, sem ocorrência de problemas. Porém, a missão será apenas considerada um sucesso quando os astronautas retornarem em segurança para a Terra. A expectativa é de que eles fiquem na estação por pelo menos um mês, e no máximo por quatro meses.
A viagem foi histórica: pela primeira vez desde 2011 a Nasa realiza uma missão espacial tripulada saindo dos Estados Unidos. É também a primeira vez que uma empresa privada lança astronautas em órbita – até então, apenas as espaçonaves governamentais chegavam a tais alturas. Na manhã de domingo, os astronautas Behnken e Hurley disseram em uma transmissão ao vivo que a viagem foi tranquila e que eles dormiram boas horas de sono. Eles foram acordados com a música “Planet Caravan”, do Black Sabbath.
Behnken e Hurley foram recebidos como membros da tripulação da Expedição 63 pelo colega astronauta da Nasa Chris Cassidy e dois cosmonautas russos, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. “O mundo inteiro viu essa missão e estamos muito orgulhosos de tudo o que você fez pelo nosso país e, de fato, inspirar o mundo”, disse o administrador da Nasa Jim Bridenstine à equipe de Controle de Missões em Houston, Texas.
“Isso representa uma transição na forma como realizamos voos espaciais dos Estados Unidos da América. A Nasa não vai comprar, possuir e operar foguetes e cápsulas da maneira como costumávamos; vamos fazer parceria com a indústria comercial. Este modelo será aplicado quando formos para a Lua”, disse Bridenstine.