No ano passado, também pela Série C, foram dois empates: zero a zero no dia 24 de junho, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora – com Romário no camarote, já que o filho Romarinho atuava pelo alvinegro mineiro –, e 1 a 1 no returno, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em 26 de agosto. Clubes tradicionais do interior paulista e mineiro, antes dos confrontos de 2017, Botafogo e Tupi-MG não se enfrentavam havia sete anos. Em 2010, pela Série D do Campeonato Brasileiro, jogaram duas vezes, pela primeira fase da competição.
O primeiro confronto entre as equipes, que estavam no Grupo 8 daquela Série D, ao lado de Madureira-RJ e Ceni-MS, aconteceu no dia 31 de julho de 2010, no Estádio Santa Cruz. O Tricolor era comandado pelo técnico José Galli Neto, e saiu na frente do marcador com o meia Daniel Costa, aos 41 do primeiro tempo, mas cedeu o empate, aos 13 da etapa complementar. Robson fez para os mineiros. O jogo da volta aconteceu no dia 7 de agosto de 2010, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora. O Tupi-MG venceu a partida com um gol do atacante Valdiran, aos 24 do primeiro tempo.
Na última rodada, o Tupi-MG perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, no Mato Grosso. Já o Botafogo venceu o Volta Redonda-RJ, no Santa Cruz, por 2 a 0, dois gols de Feilpe Augusto e grande atuação do atacante Pimentinha e do meio Guilherme Garré. O Operário de Ponta Grossa, do Paraná, lidera o Grupo B com nove pontos. O Botafogo do técnico Léo Condé volta aos treinos nesta quarta-feira (9) já pensando no confronto de sábado, que pode valer a liderança da chave. Os paranaenses, que derrotaram o Joinville-SC em casa, por 2 a 0, recebem o Tombense-MG no domingo (13).