A duas semanas de sua estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, no dia 14 de abril, às 19 horas, no Santa Cruz, contra o Bragantino, o Botafogo tenta manter em seu elenco alguns jogadores que disputaram o Campeonato Paulista e conquistaram o oitavo lugar na competição – com uma eliminação para o Santos, nas quartas de final, na cobrança de pênaltis-.
Bruno Moraes (o ‘General’), Naylhor, Danielzinho, Mascarenhas, Willian, Dodô, Jheimy, Marcos Martins e Peri não ficam no Tricolor. “Além deles, nós temos mais outros atletas que terão seus contratos encerrados no dia 10 de abril, entre eles Tiago Cardoso, Diego Tavares, Diones, Walfrido, Diones, Wesley, Éverton Heleno e Lelê”, disse em entrevista coletiva o executivo de futebol, Léo Franco.
Ele deu como praticamente garantida a permanência do técnico Léo Condé, que estaria participando ativamente na recomposição do elenco que irá disputar o Brasileiro. João Lucas, Peterson, Carlos Henrique, Plínio, Caio Ruan, Julio Vaz, Lucas Taylor, Geisandro, Serginho, Bruno Rocha, Cafu, Caio Dantas e Serginho também ficam. “Tiago Cardoso, Walfrido, Everton Heleno e Diones também podem ficar e estamos negociando com cada um deles, pois a boa campanha no Paulista despertou o interesse desses atletas por outros clubes”, afirmou Franco. “Mas tudo precisa ser feito de acordo com as possibilidades financeiras do clube. Eles têm as suas necessidades e nós temos as nossas responsabilidades”, esclareceu.
Na opinião de Léo Franco, o ideal seria manter todo o elenco que disputou o Campeonato Paulista, mas que isto é inviável, segundo ele. Ele destacou que, além da qualidade do grupo, o clube não enfrentou nenhum grande problema com os jogadores que estiveram á disposição da comissão técnica. O executivo de futebol adiantou que não pretende ‘expor’ os nomes dos jogadores que estão sendo sondados pelo Pantera, mas abriu uma exceção, ao praticamente garantir a contratação do meio-campista Guilherme Garré, ex- Santo André. “Prefiro aguardar o momento correto para anunciar qualquer contratação. Lutamos contra o tempo e contra outros clubes, mas tenho certeza que tudo estará resolvido, ainda que com um atraso na contratação de um ou de outro atleta.
Cada clube poderá inscrever até 35 atletas, sendo cinco deles Sub-23, bem abaixo do que ocorre na Série B, onde são permitidas 50 inscrições. Na opinião de Léo Franco, é preciso contratar jogadores versáteis, capazes de cumprir mais de uma função. “Queremos um time que tenha comprometimento, pois o Botafogo vive o ano de seu centenário. Esperamos iniciar o campeonato com 80% a 90% do elenco necessário para buscarmos nossos objetivos”, afirmou.