Mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Luketa, o Botafogo venceu a Ponte Preta, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no estádio lancha Filho, em Franca. O gol da vitória foi marcado por Micael, aos 11 minutos do segundo tempo, de cabeça, por cobertura (foi o terceiro dele na competição).
Com o resultado, o Tricolor assegurou vaga na terceira fase da competição e irá enfrentar o São Paulo, que ontem bateu a Chapecoense por 2 a 0, com dois gols de Toró, debaixo de chuva. A partida ficou suspensa por falta de iluminação por 16 minutos por causa de um raio que caiu nas proximidades do estádio.
O choque entre os tricolores será no próximo sábado (13), ainda em horário a ser definido pela Federação Paulista, no Santa Cruz. Na terça-feira (9), no confronto para decidir a liderança do Grupo 10, na primeira fase, o Botafogo foi goleado pelo São Paulo por 4 a 0, resultado que manteve o mando de campo da equipe são-paulina em Ribeirão Preto. Ontem, em Franca, o Pantera conseguiu suportar a pressão do time campineiro, e mesmo com um a menos, evitou o empate.
No primeiro tempo, o destaque foi o goleiro do Botafogo, Peterson, que fez ao menos quatro defesas que poderiam ter sido convertidas em gols. O jogo, no entanto, foi equilibrado, com o setor de meio-campo congestionado, o que dificultava as infiltrações para a as duas equipes. As jogadas pelas laterais foram ocasionais.
Com um a menos, o técnico panterino improvisou um esquema tático com o time fazendo a marcação mais alta ao invés de recuar a espera da Ponte Preta. A decisão foi acertada, mas isso não impediu o que o time de Campinas criasse várias oportunidades, sem conseguir o gol de empate, o que levaria à decisão por pênaltis.