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Flexibilizar normas e exigências ambientais é o melhor caminho?

O início do novo governo acontece em meio a enormes desafios na área econômica e nas inúmeras discussões e polarizações diárias com as quais nos deparamos nas mais diversas áreas.

Na área ambiental não é diferente. O caminho parece ter mudado de direção. Premissas com as quais os órgãos ambientais federais trabalharam ao longo das últimas décadas estão sendo redirecionadas, modificadas. Há uma forte queda de braço entre a cúpula do Ministério do Meio Ambiente e a base dos agentes ambientais federais.

Será que é esse mesmo o caminho?Para fazer essa reflexão, é preciso compreender que a proteção do meio ambiente no Brasil vai muito além daquela que é promovida pelos órgãos ambientais federais ou de qualquer outra esfera de governo. Há um aparato além do Poder Executivo, o qual passa, obri­gatoriamente pela atuação do Ministério Público, do Judici­ário e, gostem ou não, das organizações não governamentais que se envolvem com o assunto, representando setores da sociedade civil organizada.

Ao que parece, teremos enormes obstáculos para a imple­mentação de uma política ambiental que abandone as pre­missas das últimas décadas, criadas desde a edição da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, em 1981.

A jurisprudência de nossos Tribunais, notadamente do STJ, mas também do STF, há muito consagrou a proteção ambiental como cláusula pétrea constitucional, sempre com interpretações voltadas à preservação do ambiente e fora de sintonia, na maioria das vezes, com os interesses da atividade econômica.

O Ministério Público, então, tem uma visão ainda mais fechada com os princípios de proteção ambiental. E isso se acirra fortemente quando mergulhamos no universo das ONGs.
Esse aparato vai se opor contra a flexibilização das polí­ticas de proteção ambiental que parecem estar no horizonte. Alguns setores econômicos, inclusive, não estão seguros de que esse é um bom caminho. Até porque ele pode conduzir a instabilidades e a insegurança jurídica.

Para um País que precisa apaziguar seus ânimos e que necessitade segurança jurídica para destravar o crescimento e abandonar cenários de recessão econômica, essa não parece ser uma boa estrada a seguir.

Outro novo dilema que vai se instaurar é com relação às reservas legais. O Novo Código Florestal chegou em 2012 fazendo concessões justas e importantes nesse tema. E, agora, eis que surge no Congresso um novo projeto de lei propondo o fim das reservas ou, ao menos, alterações profundas nesse instituto jurídico.

Para quem precisa de tranquilidade e segurança jurídica para crescer, a sensação que se tem é que estamos pegando um caminho bastante esburacado e longo. E mesmo que tire­mos todos os radares de velocidade, as condições do asfalto não vão nos dar muita autonomia e rapidez.

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