O final de semana foi movimentado para as polícias Civil e Militar de Ribeirão Preto. Além dos casos de feminicídio registrados na cidade (leia nesta página), também teve morte durante uma briga de bar e três homens foram baleados depois de assaltar uma casa. O homicídio ocorreu na madrugada de sábado, 16 de fevereiro, segundo boletim de ocorrêncioa registrado na Central de Flagrantes.
Um homem de 26 anos morreu esfaqueado após se envolver em uma briga num bar no bairro Parque dos Servidores, na Zona Leste de Ribeirão Preto. Nenhum suspeito havia sido identificado até o fechamento desta edição. O crime aconteceu por volta das três horas, na rua Pedro Fortunato Barbiere.
A Polícia Militar encontrou o bar fechado e apenas uma mulher estava ao lado da vítima ferida. Segundo depoimento da testemunha aos policiais, ela estava no bar com o marido, quando ele saiu para conversar com outra pessoa. Ela contou que viu quando o marido se envolveu em uma briga e foi ferido no tórax.
Segundo a mulher, ao perceberem o homem ferido, as outras pessoas que estavam no estabelecimento deixaram o local e o bar foi fechado. A vítima ficou com o marido ferido até a chegada da polícia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele não resistiu ao ferimento e morreu no local.
De acordo com o registro da ocorrência, não foi possível realizar a perícia por causa da chuva forte no momento. A arma utilizada no crime não foi localizada. O caso foi registrado como homicídio qualificado e deverá ser apurado Setor de Homicídios da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O assassinato ocorreu na área do 8º Distrito Policial.
Segundo os dados do levantamento “Estatísticas da Criminalidade”, divulgados pela Secretaria de Estado da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/ SP), o número de vítimas de homicídios registrados em Ribeirão Preto subiu 15% entre janeiro e dezembro do ano passado, em comparação com 2017, saltando de 40 para 46, seis a mais, quase quatro assassinatos por mês (3,8), um a cada oito dias.
Nos Campos Elíseos, na Zona Norte, três assaltantes foram baleados perto da avenida Capitão Salomão, no início da noite de sábado (16). O trio assaltou uma residência e roubou um Ford Fiesta na rua Marquês de Pombal, no mesmo bairro, e na fuga foram perseguidos e baleados. O Resgate do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram os feridos, levados para hospitais na cidade.
A Polícia Militar informou que o trio foi achado ferido depois de bater o carro usado na fuga. Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GCM), os três suspeitos invadiram uma casa na Marquês de Pombal, por volta das 20 horas, e rendeu um casal de idosos e a filha. A dona do imóvel contou que os homens armados e encapuzados fizeram ameaças de morte e queriam informações sobre um cofre.
Como não conseguiram localizar o alvo, os ladrões desistiram e fugiram levando celulares das vítimas. De acordo com o guarda civil Jaime Silva, uma equipe da GCM foi avisada sobre a ocorrência e passou a acompanhar o caso. Os agentes se dirigiam para o local quando se depararam com o veículo dos suspeitos, um Ford New Fiesta branco, batido com outros dois automóveis, próximo a avenida Capitão Salomão.
“Dentro desse New Fiesta branco havia uma pessoa baleada. Pedimos apoio da PM e do Samu. Ele foi socorrido e levado à Santa Casa. A perícia foi feita. Não temos informação sobre quem atirou. A vítima não sabe quem atirou, só ouviu o barulho dos disparos na rua. Quando o encontramos, ele não tinha condições de falar”, disse Silva.
A perícia apontou que o veículo estava com a placa adulterada. Segundo informações da Polícia Militar, os outros dois comparsas também foram baleados dentro do carro. Eles tentaram fugir a pé, mas foram encontrados pelos policiais na avenida. Um dos homens estava com um revólver calibre 38 e seis munições. Os dois também foram socorridos pelo Samu e levados à Santa Casa e à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE).
A PM informou que os suspeitos não souberam dizer quem seria o autor dos disparos. Ainda de acordo com a PM, a dona da casa invadida pelos criminosos disse que ouviu o barulho de tiros quando o trio deixava o imóvel dela. Os ocupantes dos veículos envolvidos na batida com o carro dos ladrões não ficaram feridos. O caso foi registrado no plantão policial.