O Museu da Imagem e do Som (MIS) “José da Silva Bueno”, equipamento da Secretaria Municipal da Cultura, convida a população para participar do projeto “União do Samba”, que começa neste sábado, 30 de novembro, e prossegue até segunda-feira, 2 de dezembro, com atividades que promovem a valorização do samba de roda e suas vertentes.
Dois de dezembro foi escolhido como o “Dia Nacional do Samba” em homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira, o sambista de Ubá, Minas Gerais, Ary Barroso (1903-1964), que, no final da década de 1930, compôs a música “Na Baixa do Sapateiro”, canção que expressa todo o seu amor pelo Estado da Bahia.
“O samba é de extrema importância na cultura brasileira. Em sua origem, com o samba de roda, criado pelos negros africanos trazidos para o Brasil, foi, posteriormente, também influenciado pelas músicas indígenas e portuguesas. Desta forma, este gênero musical é uma mistura, assim como o próprio povo brasileiro, sendo um elemento crucial para a formação de nossa identidade cultural”, explica o chefe de seção do MIS, Renato Caetano da Silva.
A programação começa neste sábado (30), às nove horas, com uma caminhada na área central de Ribeirão Preto, com sambistas de todas as idades tocando os instrumentos do samba de roda. A concentração será no Terminal Rodoviário Central, com apresentação no local até as 9h20, quando terá início a caminhada, passando pelo Centro Popular de Compras e Mercadão Municipal e percorrendo o calçadão e até o coreto da praça XV de Novembro, por volta das 11h30.
No domingo, 1º de dezembro, às dez horas, haverá o encontro com todos os sambistas, no Parque Municipal Tom Jobim, entre as ruas Luiz A. Velludo e Coronel Américo Batista e a avenida Octávio Golfeto, no Jardim Procópio Ferraz. Vai ter roda de samba. Por fim, na segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, às 18h30, haverá palestra seguida de bate-papo com o membro Centro Cultural Isègun, contramestre Edgar Miranda de Souza.
Será no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. Ele vai falar sobre a origem do samba e suas influências até os dias atuais. Fechando as atividades, o homenageado do ano, o sambista Fulô Santos, fará um pocket show no local. Mais informações pelo telefone (16) 3636- 1206, ramal 206.