Tribuna Ribeirão
Cultura

Fim de semana de samba em RP

O Museu da Imagem e do Som (MIS) “José da Silva Bueno”, equipamento da Se­cretaria Municipal da Cultu­ra, convida a população para participar do projeto “União do Samba”, que começa nes­te sábado, 30 de novembro, e prossegue até segunda-feira, 2 de dezembro, com ativida­des que promovem a valo­rização do samba de roda e suas vertentes.

Dois de dezembro foi es­colhido como o “Dia Nacio­nal do Samba” em homena­gem a um dos maiores nomes da música brasileira, o sam­bista de Ubá, Minas Gerais, Ary Barroso (1903-1964), que, no final da década de 1930, compôs a música “Na Baixa do Sapateiro”, canção que expressa todo o seu amor pelo Estado da Bahia.

“O samba é de extrema importância na cultura bra­sileira. Em sua origem, com o samba de roda, criado pe­los negros africanos trazidos para o Brasil, foi, posterior­mente, também influencia­do pelas músicas indígenas e portuguesas. Desta forma, este gênero musical é uma mistura, assim como o pró­prio povo brasileiro, sendo um elemento crucial para a formação de nossa identida­de cultural”, explica o chefe de seção do MIS, Renato Ca­etano da Silva.

A programação começa neste sábado (30), às nove horas, com uma caminhada na área central de Ribeirão Preto, com sambistas de to­das as idades tocando os ins­trumentos do samba de roda. A concentração será no Ter­minal Rodoviário Central, com apresentação no local até as 9h20, quando terá iní­cio a caminhada, passando pelo Centro Popular de Com­pras e Mercadão Municipal e percorrendo o calçadão e até o coreto da praça XV de No­vembro, por volta das 11h30.

No domingo, 1º de dezem­bro, às dez horas, haverá o encontro com todos os sam­bistas, no Parque Municipal Tom Jobim, entre as ruas Luiz A. Velludo e Coronel Améri­co Batista e a avenida Octávio Golfeto, no Jardim Procópio Ferraz. Vai ter roda de sam­ba. Por fim, na segunda-feira (2), Dia Nacional do Samba, às 18h30, haverá palestra seguida de bate-papo com o membro Centro Cultural Isègun, contramestre Edgar Miranda de Souza.

Será no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Pau­lista, Centro Histórico de Ri­beirão Preto. Ele vai falar so­bre a origem do samba e suas influências até os dias atuais. Fechando as atividades, o ho­menageado do ano, o sambista Fulô Santos, fará um pocket show no local. Mais informa­ções pelo telefone (16) 3636- 1206, ramal 206.

Postagens relacionadas

‘Pertubardor’: Léo Lins retorna ao Municipal

William Teodoro

Uma nova forma de venda de arte na web pode mudar tudo

Redação 1

Fim de ‘Lucifer’ já estão no ar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com