Tribuna Ribeirão
Economia

Fim de festa Termina desconto para carros leves

RAFA NEDDERMEYER/AG.BR.

O governo encerrou, nesta sexta-feira, 7 de julho, o pro­grama de incentivo à compra de veículos com a liberação de todos os recursos disponíveis para carros leves. De acordo com o balanço do Ministé­rio do Desenvolvimento, In­dústria, Comércio e Serviços (MDIC), 125 mil carros foram comercializados com descon­tos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, ou 1,7% e 11,7%.

“Nós tivemos casos de re­dução de valor bem maior, 14%, 16% até 21%. Aí por conta do setor privado, das montadoras e concessio­nárias. E foi muito positivo porque o desconto era para carros até R$ 120 mil, mas acima de R$ 120 mil também aumentou a venda porque despertou o interesse”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geral­do Alckmin, ao apresentar os números do programa.

Segundo ele, nove monta­doras participaram com a ven­da de 117 modelos de carros. Na última semana de junho foi registrada a maior venda dos últimos 10 anos. O re­corde da história da indústria automotiva ficou para o dia 30 de junho, quando 27 mil veí­culos foram emplacados.

“Se você pegar o auge da indústria automobilística, foi de uma produção de 3,8 mi­lhões de veículos. Esse foi o auge. Hoje, a produção é 2,3 milhões. Nem naquele perío­do, não teve um dia que ven­deu, que emplacou 27 mil veí­culos”, destaca.

Foram liberados R$ 650 milhões dos R$ 800 milhões disponíveis para veículos leves. De acordo com o MDIC, os R$ 150 milhões restantes com­pensarão a perda de arrecada­ção de impostos provocada pe­los descontos no preço final. Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor.

O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a uti­lização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 mi­lhões, respectivamente.

Para Alckmin, a utilização dos créditos para veículos pe­sados é mais demorada pois o programa objetiva a reno­vação da frota e há morosi­dade na baixa dos veículos antigos pelos departamentos de Trânsito dos estados. “Fa­lei com o Denatran [Departa­mento Nacional de Trânsito] e ele se responsabilizou em conversar com todos os De­trans”, disse Alckmin.

O programa para a reno­vação da frota é custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo às montadoras no pa­gamento de tributos futuros, no total de R$ 1,8 bilhão. Em troca, a indústria automotiva comprometeu-se a repassar a diferença ao consumidor. Para compensar a perda de arre­cadação, o governo pretende reverter parcialmente a deso­neração sobre o diesel que vi­goraria até o fim do ano.

Dos R$ 0,35 do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financia­mento da Seguridade Social (Cofins) atualmente zerados, R$ 0,11 serão reonerados em setembro, depois de 90 dias, prazo determinado pela Cons­tituição para o aumento de contribuições federais. Com a reoneração a taxa subirá para R$ 0,14 em outubro.

A produção de veículos cresceu 3,7% nos primeiros seis meses de 2023, ao alcan­çar as 1,13 milhão de unida­des ante o total de 1,09 milhão produzido no mesmo período do ano anterior, de acordo com os números divulgados nes­ta sexta-feira pela Associação Nacional de Fabricantes de Ve­ículos Automotores (Anfavea).

Em junho, a produção foi de 189,2 mil veículos, uma queda de 17% na comparação com maio e de 7,1% na com­paração com igual período do ano passado. Com o impulso dos descontos do governo, as vendas de veículos subiram 6,4% na comparação com ju­nho de 2022. Também avança­ram 7,4% frente a maio, agre­gando, no mês passado, 189,5 mil unidades na soma de todas as categorias.

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