Isolamento e distanciamento social, quarentena, pandemia. Para quem está ficando em casa, filmes, séries e seriados estão se tornando opções de entretenimento neste momento. O Tribuna pesquisou em site especializados e listou alguns filmes que podem servir de inspiração e motivação neste momento. Histórias baseadas em fatos reais ou não, mas que mostram lições de empreendedorismo. Confira:
Joy: O Nome do Sucesso (2015)
O filme é a história real de Joy Mangano e como foi criado o famoso esfregão Mop. Joy era dona de casa e sempre tinha dificuldades em limpar alguns locais. Somente isso foi o necessário para ela se tornar uma empreendedora que inspira homens e mulheres.
Fome de Poder (2017)
O filme retrata a história de como o vendedor Ray Kroc transformou (e tomou posse) a pequena lanchonete dos irmãos McDonald em uma das maiores redes de fast food do mundo, por meio de estratégias que podem ser questionadas em âmbito moral. O Big Mac que comemos tem mais história do que imaginamos!
Jobs (2013)
Chega a ser contraditório falar sobre filmes para empreendedores e não citar Steve Jobs. O longa revela os momentos decisivos na vida de um dos empreendedores mais conceituados, desde o seu primeiro Macintosh, feito um uma garagem, até o iMac.
A Rede Social (2010)
O Facebook sempre está presente em estratégias de marketing digital e como a porta de entrada para muitos negócios. Isso é graças ao estudante Mark Zuckerberg, fundador de uma das maiores empresas de tecnologia.
A lição deixada pelo longa é clara: se você não fizer, alguém vai fazer. Muitos contestam a originalidade e habilidades de Zuckerberg que já foi taxado de oportunista, já que houve conflitos entre os sócios que participaram do desenvolvimento da rede.
Walt Antes do Mickey (2015)
Muito mais do que somente um canal ou programa infantil, a Walt Disney se tornou um império de impacto mundial. Em Walt Antes do Mickey, vemos como o ratinho mais famoso da televisão foi criado e como ele se tornou o rosto da marca.
Entretanto, nada foi do dia para a noite. Walt era muito criativo e sonhador desde criança, mas, muitas vezes, era repreendido por seus pais que acham os desenhos uma grande perda de tempo. Esse longa é um dos filmes para empreendedores que nos inspiram a acreditar em nossas capacidades, idealizações e talentos, mesmo que pessoas próximas a nós não acreditem.
Coco, Antes de Chanel (2009)
Em décadas passadas, era praticamente afronta uma mulher querer estar à frente dos negócios. Porém, Gabrielle Chanel, que levava uma vida pobre, vai em contramão a isso e tenta buscar o seu sustento como costureira.
Coco, Antes de Chanel é sobre não deixar críticas intimidarem o seu trabalho, já que ela se inspirou em modelos masculinos para desenvolver peças femininas. Plano esse que a fez um exemplo de empreendedorismo feminino.
À Procura da Felicidade (2006)
Baseado em uma história real, À Procura da Felicidade é sobre Chris Gardner, um pai solteiro que passa por uma turbulência em sua vida e enormes problemas financeiros. Devendo aluguel, correndo risco de ser despejado, deixado pela esposa e dando banho em seu filho no banheiro de uma estação de metrô, Christopher utiliza suas habilidades e competências como vendedor para tentar comercializar equipamentos médicos.
Sem sucesso, e após passar grandes dificuldades, ele consegue um estágio em uma corretora de ações. Mesmo não sendo remunerado, Chris dá o seu melhor todos os dias no trabalho para alcançar a contratação. Esse é um filme sobre empreender, mas, antes de tudo, é sobre estudar, aprender, inovar, se destacar e sobre superar os próprios bloqueios.