Tribuna Ribeirão
Esportes

Filme sobre o vice-campeonato de 2001 é finalista da 12ª edição do CINEFOOT

O “Vice de Ouro”, filme que conta em detalhes o vi­ce-campeonato conquistado pelo Botafogo no Paulistão de 2001, foi um dos nove lon­gas-metragens selecionados para a fase final do CINE­FOOT 12, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina.

O longa-metragem, que tem a direção de Nícollas de Oliveira e a produção do de­partamento de Comunicação e Marketing do Botafogo e da NK Audiovisual, traz os bas­tidores de um dos momentos mais marcantes da história centenária do Botafogo, o vi­ce-campeonato de 2001, que completou 20 anos em maio.

Ribeirão-pretano, Nícollas chega à terceira indicação se­guida no CINEFOOT. Antes o jovem cineasta foi sele­cionado com o longa “Sabe Por Que Não Tenho Medo” e também com o curta “Jan­daia – Paixão Pelo Futebol Raiz”. Ele comentou mais uma indicação e o trabalho em conjunto com seu clube do coração.

“Ser indicado para o CI­NEFOOT é sempre uma honra. É um festival gigante que tem o objetivo de aglu­tinar histórias do futebol de cada canto do país, e poder levar a cena do esporte de Ri­beirão Preto para as telas de todo o Brasil é emocionante”, afirmou.

“Já tenho vínculo com o Botafogo há muito tempo, sou torcedor desde criança e desde que comecei a traba­lhar com audiovisual mistu­rei a profissão com a paixão. Sempre cobrindo a torcida e momentos históricos, como o acesso à serie B em 2018. E ter a oportunidade de revi­ver a história de 2001 com os jogadores da época foi mara­vilhoso. Tinha apenas 2 anos quando o Botafogo foi vice, mas ler toda a história e ouvir os torcedores e jogadores so­bre o campeonato faz voltar a origem da paixão pelo fu­tebol, que não está no título, mas sim no reconhecimento da luta, da ‘raça”’, completou Nícollas.

A obra conta a história do time, formado em sua gran­de maioria por atletas revela­dos nas categorias de base do clube, que superou a descon­fiança da imprensa e até de torcedores, para minar os ad­versários com um futebol em­polgante e ainda contar com uma ajuda extra das penalida­des para chegar à decisão.

O filme ainda relata a Ba­talha de Campinas na visão dos jogadores e torcedores. Na oportunidade, o Botafogo avançou à final com um empate épico nos minutos finais por 3 a 3 após estar perdendo por 3 a 1.

Antes de virar um lon­ga-metragem, a história do vice-campeonato de 2001 foi montada como uma sé­rie (Raízes Tricolores) de 20 capítulos que foi exibida no YouTube oficial do Tricolor entre maio e agosto.

As mostras competitivas do CINEFOOT 12 serão rea­lizadas de 2 a 9 de dezembro, no formato online, com aces­so inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Postagens relacionadas

Botafogo joga mal, perde para o Santos e se complica na Copa do Brasil

Redação 8

Salatiel se coloca à disposição de Adilson e afirma: ‘Estou 100% recuperado’

William Teodoro

Tóquio pode usar Vila Olímpica como ‘hospital’ durante pandemia do coronavírus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com