Nem Steven Spielberg nem Martin McDonagh foram indicados para melhor diretor no Oscar 2018, mas seus filmes – “The post: A guerra secreta” e “Três anúncios para um crime” – estão entre os nove indicados para melhor filme. O longa-metragem “A forma da água” teve 13 indicações, liderando entre os concorrentes – entrou como grande favorito ao Globo de Ouro, mas entre os prêmios principais só levou o de melhor diretor para Guillermo Del Toro.
A 90ª edição do Oscar será no dia 4 de março, primeiro domingo do mês, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. O Brasil estará representado pela animação “O Touro Ferdinando”, dirigido por Carlos Saldanha, e “Me chame pelo seu nome”, que concorre na categoria melhor filme, coproduzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira.
Guillermo Del Toro, com “A forma da água”, Greta Gerwig, por “Lady Bird”, e Jordan Peele, “Corra!”, concorrem nas duas categorias. Christopher Nolan também concorre a melhor filme e diretor, e “Dunkirk”, como “A forma da água”, ganhou um monte de indicações nas categorias técnicas e artísticas – ambos concorrem a melhor fotografia, direção de arte e trilha.
De maneira geral, o que se pode dizer é que o Oscar 2018 está abrindo espaço para os novos talentos, como Peele e Greta. Del Toro não é exatamente um novato, mas como mexicano é um pouco outsider e uma bofetada no racismo declarado do presidente Donald Trump, que não cessa de falar mal dos vizinhos.
Dois afrodescendentes indicados para melhor ator – Daniel Kaluuya e Denzel Washington – dão conta de que os protestos recentes dos negros contra a Academia também surtiram efeito. Mas o favorito é o ganhador do Gloobo de Ouro, Gary Oldman, por “O destino de uma nação”. E Meryl Streep concorre de novo com “The post”. Seria absurdo ficar de fora, por sua extraordinária interpretação no longa dirigido por Spielberg.
E, sim, o chileno “Uma mulher fantástica” concorre a melhor filme estrangeiro com o sueco “The square”, o russo “Loveless”, o húngaro “De corpo e alma” e o libanês “The insult”. É uma grande seleção na categoria, por mais polêmico que seja “A arte da discórdia”. O vencedor da Palma de Ouro perdeu o Globo de Ouro, mas volta com força, concorrendo, porém, com obras superiores.
Depois de “A forma da água”, com 13 indicações, aparecem ”Dunkirk” (oito), “Três anúncios para um crime” (sete), “O destino de uma nação” e “Trama fantasma” (seis cada) e “Lady Bird – É hora de voar” (cinco). Jimmy Kimmel apresentará o prêmio, pela segunda vez seguida.
Há dois atores coadjuvantes do mesmo filme, “Três anúncios para um crime”: Woody Harrelson e o favorito Sam Rockwell. “Lady Bird” e a diretora Greta Gerwig (concorre a melhor diretor) também disputa estatueta de roteiro original.
“Corra!” tem quatro indicações, incluindo filme, diretor para Jordan Peele e ator para Daniel Kaluuya. “Star Wars – Os últimos Jedi” tem quatro indicações, todas técnicas. “The post: A guerra secreta” foi a decepção com só duas indicações, filme e melhor atriz (Meryl Streep). Acusado de assédio sexual, James Franco (ator e diretor de “Artista do desastre”) ficou de fora da disputa
Framboesa de Ouro
Na segunda-feira, 22 de janeiro, a sequência de “Transformers – O último cavaleiro” foi a líder de indicações para o Framboesa de Ouro, o 38th Annual Golden Raspberry (Razzie®) Awards, concorrendo em nove categorias, incluindo pior filme. O evento “premia” as piores produções de Hollywood no ano.
Temporada
No fim de semana, Frances McDormand levou o prêmio de melhor atriz no SAG Awards pela mãe desbocada de “Três anúncios para um crime”, também eleito o melhor do ano – ela já havia recebido o Globo de Ouro. Já no Producers Guild Awards (PGA), o prêmio dos produtores, foi “A forma da água que saiu vencedor. O filme de Guillermo Del Toro também ganhou os prêmios de melhor filme e melhor diretor do Critics’ Choice Awards, no último dia 11.