O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, confirmou nesta terça-feira em Washington que a embaixada brasileira em Israel será transferida de Tel Aviv para Jerusalém. O tema é controvertido e foi alvo de diversas idas e vindas de Jair Bolsonaro antes e depois das eleições. A decisão contraria resoluções da ONU segundo as quais o status final da cidade sagrada para as três religiões monoteístas deve ser decidido em negociações com os palestinos.
“A questão não é perguntar se vai, a questão é perguntar quando será,” afirmou Eduardo Bolsonaro quando questionado sobre o assunto.
O deputado se encontrou pela manhã com Jared Kushner, conselheiro-sênior da Casa Branca e genro de Donald Trump. O assunto foi tratado na reunião. Os Estados Unidos mudaram sua embaixada para Jerusalém em maio deste ano, numa decisão que despertou críticas internacionais e que até agora havia sido seguida apenas pela Guatemala. Os demais países com representação diplomática em Israel mantêm suas missões em Tel Aviv.