Nesta quinta-feira, 21 de setembro, “Dia Nacional da Árvore”, uma figueira de 30 metros tombou, danificou três casas e afetou o fornecimento de energia em parte do Jardim Paulista, na Zona Leste de Ribeirão Preto. A queda ocorreu na madrugada. Cerca de 1,3 mil imóveis ficaram sem luz. No início da tarde de ontem, a CPFL Paulista ainda trabalhava para normalizar o fornecimento de energia, mas 200 unidades continuavam sem luz. Antes de anoitecer o problema havia sido resolvido, segundo a concessionária.
Veículos também foram atingidos pela árvore (um carro e uma moto), cuja altura equivale a um prédio de 7 andares. A figueira tem cerca de 30 anos de idade e estava comprometida desde o início da semana devido a um incêndio. Ninguém ficou ferido. O acidente aconteceu por volta das 4h30 desta quinta-feira no trecho da rua Piracicaba, entre a José da Silva e a Cesário Mota.
A figueira com cerca de 30 metros de altura caiu em cima dos imóveis, da fiação elétrica e interditou a via. Um casal de moradores permaneceu em uma das casas atingidas durante a madrugada e começo da manhã porque os galhos bloquearam a passagem, liberada ainda de manhã. “Foi um barulho terrível, fio estourando, saindo faísca. Em seguida, chegaram os bombeiros e uma ambulância. Uma senhora passou mal com o susto, mas ninguém ficou ferido”, disse à EPTV a dona de casa Teresa Aragute.
Os vizinhos contaram que a árvore foi atingida por um incêndio após uma pessoa atear fogo no terreno particular onde ela ficava. Os bombeiros controlaram as chamas, mas a suspeita é que o fogo no interior do tronco tenha voltado, prejudicando a estrutura. A Defesa Civil esteve no local e constatou que a queda não prejudicou a estrutura dos imóveis. O trabalho demorou quase o dia todo e contou com a ajuda de um guindaste.