Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas, associadas a outros sintomas emocionais. Não tem cura e não pode ser diagnósticada em exame laboratorial ou de imagens, apenas por relatos do paciente, o que faz com que muitos portadores ainda se sintam desacreditados.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres entre 30 e 50 anos de idade. Um universo estimado de mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 4 milhões de brasileiros convivem diariamente com os incômodos dessa doença debilitante.
Não se sabe ao certo o que causa a fibromialgia, mas existem vários fatores isolados ou em conjunto que estão associados. Eles incluem doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. A boa notícia é que existe uma nova possibilidade de tratamento que promete alívio desde a primeira consulta, disponível em Ribeirão Preto.
Walkyria Fernandes, Ph.D em Ciências da Reabilitação, é especialista em uma abordagem compassiva para o tratamento de pacientes com fibromialgia e outras dores crônicas, proporcionando esperança para aqueles que enfrentam essa condição, logo no primeiro contato – chamada de Nova Fisioterapia ou de Raciocínio Clínico Avançado (RCA 360).
A abordagem se baseia na precisão da anatomia corporal para avaliação completa do paciente, buscando entender a raiz das dores e desconfortos que tanto afetam a qualidade de vida. Essa metodologia, no entanto, não é apenas técnica, é uma forma de enxergar o paciente em sua totalidade, considerando seus aspectos físicos, emocionais e sociais, de maneira precisa.
“Essa capacidade de diagnóstico ágil e preciso é de extrema importância para que os pacientes possam iniciar um tratamento adequado e direcionado, proporcionando-lhes esperança e melhorias significativas em sua jornada rumo ao alívio e bem-estar”, explica Fernandes.
A fisioterapeuta conhece bem sobre os desafios enfrentados por aqueles que sofrem de fibromialgia e outras dores crônicas. “Além das dores físicas, essa síndrome muitas vezes acarreta problemas emocionais, como ansiedade e depressão, além de impactar negativamente na rotina diária, no sono e nas atividades físicas”, alerta.
Ela orienta que a aplicação do RCA 360 é mais do que uma avaliação clínica, é a escuta atenta do paciente, é se colocar no lugar dele para entender o impacto que a doença tem em sua vida. “Nosso objetivo é tratar além dos sintomas, buscando identificar e tratar a causa subjacente das dores”, detalha.
Como funciona
Por meio de desenhos anatômicos no corpo humano, a especialista e sua equipe analisam minuciosamente as correlações de músculos e outras estruturas para descobrir a origem das dores e desconfortos. Essa abordagem individualizada permite que os pacientes recebam tratamentos mais assertivos, embasados cientificamente, e com resultados efetivos na eliminação da dor e na reabilitação física.
Com a abordagem humanizada e precisa, a Nova Fisioterapia oferece uma perspectiva de tratamento diferenciado para quem enfrenta a fibromialgia, algumas que já tentaram remédios ou outros métodos sem sucesso.
A designer Mohara Villaça experimentou e confirma que a fisioterapeuta conseguiu localizar a fonte da dor rapidamente e a melhora foi instantânea após a sessão.
“Em função da fibromialgia, muitas das terapias que testei acabavam provocando crises dolorosas após os procedimentos, e essa definitivamente não foi uma delas. Melhorei na hora e sigo melhor no dia seguinte, praticamente livre da dor. A dor estava incapacitante, não conseguia nem respirar sem sentir uma fisgada muito forte nas costas. Saí da sessão me levantando sem dificuldade e sem ajuda. Conseguindo calçar os sapatos, me vestir e caminhar sem suporte de ninguém. Isso não tem preço. A melhora foi na hora. Fiquei muito impressionada”, confirma.
Ágatha Egydia Scur Cassimiro dos Reis é aluna do método e afirma que a conduta de atendimento dela com o RCA, além do resultado rápido na melhora das dores, aumenta as chances de qualidade de vida do paciente, que é o principal foco.
“Muitas das vezes o paciente não consegue ou possui dificuldade de executar as atividades diárias, dependendo de suporte e com o tratamento volta a ter mais independência física, predisposição, ânimo e até melhora do emocional”, detalha.
A especialista
Walkyria Fernandes: Fisioterapeuta, Ph.D em Ciências da Reabilitação – Fellow na Universidad de Sevilla, Espanha. Osteopata da Escuela de Osteopatía de Madrid. Ex-professora da Universidade Federal do Mato Grosso por quase dez anos, contabiliza duas décadas de experiência em atendimento a pacientes.
Dentre os diversos títulos como mestrado e doutorado, atualmente trabalha em clínica própria, com os mais avançados tratamentos a seus pacientes. Além disso, Walkyria Fernandes participou de diversos eventos e congressos na área da saúde. Desde 2010, também é palestrante e ministrante de cursos para fisioterapeutas no Brasil e em outros países da América do Sul.
Em 2022 palestrou nos 4 maiores Congressos de Fisioterapia do Brasil. Vale destacar que Walkyria Fernandes criou o método RCA360 – Raciocínio Clínico Avançado, que já conta com mais de 8.000 alunos em todo o Brasil e em mais 21 países. Informações: clinicawalkyriafernandes@ gmail.com.