De 9 a 11 de abril, Ribeirão Preto receberá a primeira edição do Festival de Música e Arte Online (FestMAO-RP). Produzido pelos artistas Allê Trajan e Carol Capacle, o evento surge da necessidade de se reinventar diante do cenário pandêmico, uma vez que o mercado da música foi uma das áreas mais atingidas.
Os músicos e compositores que tiverem trabalhos autorais podem participar da seleção de bandas para completar a line-up do festival, que já conta com quatro convidadas. As inscrições foram prorrogadas até esta sexta-feira, 12 de março, pelo site www.festmao.com.br. Serão 24 horas de atividades, com dez atrações musicais (divididas em duos, trios e bandas de diversos gêneros).
Haverá três rodas de conversa com os temas “Gestão de carreira: elaboração de projetos”, “Gestão de carreira: o marketing digital no meio artístico” e “Os artistas e a pandemia”. Também haverá um masterclass com o tema “Empreendedorismo e gestão de negócios no mercado musical” e um workshop, “Os descaminhos da composição”.
Entre um show e outro haverá entrevistas com as bandas, e neste outro ambiente do festival, o cenário será composto por um painel pintado com o conceito de arte urbana, feito por um artista grafiteiro da cidade, com inspiração na identidade visual do festival. O festival será transmitido através do canal próprio do Youtube, o Palco FestMAO.
As pessoas interessadas em participar das atividades formativas do evento, que serão transmitidas pela plataforma Zoom, também podem se inscrever gratuitamente a partir do dia 15 de março. O projeto é financiado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo Estado de São Paulo.