Neste sábado, 21 de outubro, Ribeirão Preto receberá mais uma edição do “Festival Encontro das Tribos”, com shows de Maneva, Criolo, Oriente, Costa Gold, Mato Seco, Tribo da Periferia e Ponto de Equilíbrio. O evento será no Parque Permanente de Exposições, na avenida Orestes Lopes de Camargo s/nº, no Jardim Jóquei Clube, Zona Norte da cidade. Os ingressos custam entre R$ 90 (para a pista, mais taxa on-line) e R$160 (camarote, mais taxa para compra on-line). Não será permitida a entrada de menores de 16 anos. Os portões serão abertos às 20 horas.
Entre os shows mais aguardados desta edição está o do rapper Criolo, que neste ano lançou “Espiral de ilusão”, disco com dez sambas inéditos. Saíram de cena as picapes para dar lugar ao cavaquinho e ao violão de sete cordas. O novo álbum surge para consolidar trabalhos esporádicos do artista no gênero musical que completou 100 anos em novembro do ano passado.
A história de Criolo com o samba começou ainda durante a infância, no bairro do Grajaú, Zona Sul de São Paulo. “O samba sempre esteve dentro da casa do trabalhador. Para a gente que nasceu em favela, que é de quebrada, sempre foi a coisa mais natural. Estranho era naquela época, em 1987, você escrever uma letra de rap”, diz.
Das dez músicas do disco, duas não são assinadas somente por ele: “Hora da decisão” é de Ricardo Rabelo e Dito Silva, e “Filha do Maneco”, uma composição de Criolo, Rabelo e Jefferson Santiago. De cunho político o cantor apresenta “Cria de favela” e “Menino mimado”, primeiro single do álbum, no qual projeta a eleição do ano que vem e defende que “meninos mimados não podem reger a nação”.
Outra atração será a banda Maneva, formada por Tales de Polli (voz), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria). Dono de hits como “Saudades do tempo”, “Seja para mim”, “Lembranças”, “Pisando descalço”, “Daquele jeito”, “Meu pai é rastafari” e “O destino não quis”, o grupo apresentará a turnê do DVD “Ao vivo em São Paulo”, que teve participações especiais de Armandinho, Zeider Pires (Planta & Raiz), Haikass, Oriente, Tati Portella (ex-Chimarruts) e Deko.
Para Tales de Polli, vocalista, voltar à cidade é como tocar em para amigos e promete um show memorável. “Ribeirão Preto é como se fosse o quintal de nossa casa. A cidade sempre nos recebe de maneira tão linda que não tem como nos sentirmos de outra forma. Esperamos devolver um pouco do amor que esta cidade nos dá. Será um show recheado de hits e bons sentimentos”, diz.