O 1º Festival Caipira de Ribeirão Preto acontece neste final de semana, de sexta-feira (5) a domingo, 7 de outubro, no Complexo Cultural Morro do São Bento, e vai reunir os principais expoentes da música caipira de raiz e da gastronomia típica do interior de São Paulo e Minas Gerais, como a queima do alho e a costela de chão.
No domingo (7), o público vai poder participar de uma missa campal com todas as características tradicionais das celebrações da Igreja Católica, mas com alguns detalhes da fé do homem do campo, como as músicas de raiz e a devoção a Nossa Senhora Aparecida.
A missa será celebrada pelo vigário dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Santo Antônio de Pádua, e as canções litúrgicas serão apresentadas por um grupo de músicos que pesquisou música de raiz e a fé do povo da roça. Depois a programação segue até as 22 horas.
Todas as apresentações são gratuitas e, além de reunir talentos consagrados como o violeiro Sandro Dhiacanga e o humorista e contador de “causos” Roberto Edson com a personagem Chico Lorota, também terá duplas de música de raiz como Lourenço & Lourival, Emílio & Eduardo e Peão Carreiro & Silvano.
Outras atrações são as duplas Proença & Mineli, Jorge Luiz & Fernando, Fred & Pedrito, Guilherme & Gustavo e Lucas & Luan. O público também vai poder assistir às apresentações do artista popular Fioravante, “o sanfoneiro feliz”, danças de catira com os grupos Espora de Prata, de Barretos, e Defensores da Catira, de Santa Eudóxia.
As apresentações de danças típicas e música vão além com a Caravana Viola de Ouro, o Terno do Congo Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria, a Cia. de Reis Irmãos Adolfo, o Desafio do Berrante com Galo, o berranteiro, passeios de carro de boi, brincadeiras antigas e oficinas de arte infantis com orientação de produtoras culturais que vão ensinar a criançada a fazer brinquedos da roça, como os bonecos de palha de milho, por exemplo.
O talento dos artesãos de Ribeirão Preto e toda a região vai estar à mostra numa das barracas ocupadas pela Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (Sutaco). O 1º Festival Caipira do Interior Paulista é um projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e também terá espaço para mostrar o talento de jovens artistas que promovem a cultura caipira.
Será o Festival de Talentos Sertanejos, que teve as vagas preenchidas logo nos primeiros dias do anúncio do evento. Toda a locução dos três dias fica por conta de JC Viola e Toninho, animadores e promotores renomados do mundo sertanejo e de raiz. O público também vai poder visitar as barracas com produtos típicos da roça, doces, queijos e apreciar a boa culinária caipira como o porco à paraguaia, a queima do alho, costela e muitos petiscos.