Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival traz a roça para RP

O 1º Festival Caipira de Ribeirão Preto acontece neste final de semana, de sexta-fei­ra (5) a domingo, 7 de outu­bro, no Complexo Cultural Morro do São Bento, e vai reunir os principais expoen­tes da música caipira de raiz e da gastronomia típica do interior de São Paulo e Minas Gerais, como a queima do alho e a costela de chão.

No domingo (7), o pú­blico vai poder participar de uma missa campal com todas as características tradicionais das celebrações da Igreja Ca­tólica, mas com alguns deta­lhes da fé do homem do cam­po, como as músicas de raiz e a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

A missa será celebrada pelo vigário dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Santo Antônio de Pádua, e as canções litúrgicas serão apresentadas por um grupo de músicos que pesquisou música de raiz e a fé do povo da roça. Depois a programa­ção segue até as 22 horas.

Todas as apresentações são gratuitas e, além de reunir talentos consagrados como o violeiro Sandro Dhiacanga e o humorista e contador de “causos” Roberto Edson com a personagem Chico Lorota, também terá duplas de músi­ca de raiz como Lourenço & Lourival, Emílio & Eduardo e Peão Carreiro & Silvano.

Outras atrações são as du­plas Proença & Mineli, Jorge Luiz & Fernando, Fred & Pe­drito, Guilherme & Gustavo e Lucas & Luan. O público também vai poder assistir às apresentações do artista po­pular Fioravante, “o sanfonei­ro feliz”, danças de catira com os grupos Espora de Prata, de Barretos, e Defensores da Ca­tira, de Santa Eudóxia.

As apresentações de danças típicas e música vão além com a Caravana Viola de Ouro, o Terno do Congo Irmãos Paiva, de Santo An­tônio da Alegria, a Cia. de Reis Irmãos Adolfo, o Desa­fio do Berrante com Galo, o berranteiro, passeios de carro de boi, brincadeiras antigas e oficinas de arte infantis com orientação de produtoras culturais que vão ensinar a criançada a fazer brinquedos da roça, como os bonecos de palha de milho, por exemplo.

O talento dos artesãos de Ribeirão Preto e toda a região vai estar à mostra numa das barracas ocupadas pela Su­perintendência do Trabalho Artesanal das Comunida­des (Sutaco). O 1º Festival Caipira do Interior Paulista é um projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultu­ral (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e também terá espaço para mostrar o talento de jovens artistas que promovem a cultura caipira.

Será o Festival de Talen­tos Sertanejos, que teve as vagas preenchidas logo nos primeiros dias do anúncio do evento. Toda a locução dos três dias fica por conta de JC Viola e Toninho, animadores e promotores renomados do mundo sertanejo e de raiz. O público também vai poder visitar as barracas com pro­dutos típicos da roça, doces, queijos e apreciar a boa culi­nária caipira como o porco à paraguaia, a queima do alho, costela e muitos petiscos.

Postagens relacionadas

Festa Literária das Periferias ocorre este ano em formato digital

Redação 1

‘FROZEN’ VOLTA A RIBEIRÃO PRETO

Redação 1

Filme sobre a história do Comercial tem exibição marcada

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com