Ribeirão Preto recebe neste sábado, 27 de outubro, mais uma edição do Arena Blues Festival, evento que resgata as noites da boa música americana antes realizadas no Teatro de Arena Jaime Zeiger, no Morro do São Bento. A sétima edição, novamente na Mansão Galo Bravo, a partir das 18 horas, terá o som da banda paulistana Blues Beatles e da cantora carioca Taryn Szpilman.
Nos intervalos dos shows do palco principal ainda tem a Arena Jazz Band, na área externa. A banda formada especialmente para o festival e com grandes músicos da cena jazzística local trará à tona o clima das street bands de New Orleans, Luisiana (EUA). Com um repertório formado desde o tradicional jazz a clássicos de dixieland e swing jazz, as apresentações do grupo, presente em todas as edições, já se tornaram um momento clássico no evento.
Na área gastronômica, haverá novidades como a Cervejaria SP- 330, que apresentará quatro rótulos de cervejas, incluindo a premiadíssima IPA Californication, e trará também como novidade uma fruitbeer de abacaxi com hortelã. Além disso, muitas delícias como burgers, tapiocas, churrasco e antepastos diretamente da Serra da Canastra.
A promoção é da BlueBird Produções Culturais. A Mansão Galo Bravo fica no quilômetro 332 da Rodovia Alexandre Balbo (SP-328), no Parque das Figueiras, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Os ingressos do atual lote custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 – meia-entrada para estudantes com documentação, portadores de deficiência e outros beneficiários da legislação – mais taxa. Estão à venda no site especializado Sympla (www.sympla.com.br). Informações pelo telefone (16) 3975-8990.
Blues Beatles
A banda paulistana Blues Beatles começou a tocar em 2012 com a união de cinco músicos apaixonados pelo gênero e um cantor aficcionado por The Beatles. Criar versões em ritmo de blues para clássicos da banda mais famosa de Liverpool, ou quem sabe até do mundo, foi uma tacada certeira. A primeira versão que gravaram em vídeo foi da faixa “Hard days night” e atingiu mais de 12 milhões de visualizações no Facebook.
De lá pra cá, foram mais de 30 músicas dos Beatles arranjadas para o blues e turnês pela Europa e principalmente Estados Unidos, que é o berço do estilo. Lá se apresentaram desde grandes festivais, como o Big Blues Bender, em Las Vegas (Nevada), até em pubs clássicos da Beale Street em Memphis (Tennesses), meca do gênero e terra natal de B.B. King.
Os shows, invariavelmente com ingressos esgotados, são aclamados pelo público e pela crítica aqui e lá fora, e garantem apresentações explosivas e melódicas num show dinâmico e envolvente. A formação atual traz um time de peso com músicos experientes e muitos anos de estrada – Marcus Viana (vocal), Flávio Naves (teclados), Bruno Falcão (contrabaixo), Fred Barley (bateria), Fred Sunwalk (guitarra) e Denilson Martins (saxofone).
Taryn Szpilman
Nascida no Rio de Janeiro, Taryn Szpilman é a quinta geração de uma família de grandes músicos e maestros, como seu tio-avô Wladislaw Szpilman, que teve a vida retratada no filme de Roman Polanski vencedor do Oscar “O Pianista”, seu avô Waldemar Szpilman, parceiro do renomadíssimo compositor Heitor Villa-Lobos, e seu pai Marcos Szpilman, maestro-fundador da Rio Jazz Orchestra, da qual ela é cantora e diretora artística hoje em dia.
É citada por Roberto Menescal, como a cantora de maior emissão vocal do Brasil, por Jô Soares como a melhor interpretação de Billie Holiday que ele já viu, além de colecionar inúmeros elogios da crítica especializada sobre seus shows e discos. Alcançou a posição de uma das mais importantes vozes da Disney, com a sua participação como a protagonista no Brasil da super premiada animação “Frozen”, onde é a voz oficial da Rainha Elsa, cantando e dublando como atriz.