O Festival Fiato al Brasile terá uma semana intensa de imersão artística com concertos até domingo, 28 de julho, em locais como a Sala de Concertos da Tulha da USP, no campus da Universidade de São Paulo, na Zona Oeste de Ribeirão Preto, e no Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico. Outras atividades como aulas especiais, masterclass e oficinas também serão ministradas durante todo o evento.
Nesta segunda-feira (22), a noite do Fiato al Brasile contou com a presença do pianista Fernando Calixto, de Brasília (DF), em recital solo com obras russas. Nesta terça-feira, dia 23 de julho, às 20h30, quem se apresenta é o Trio Portinari, composto pelos músicos Gladys Pádua (piano), Ladson Bruno Mendes (violoncelo) e Igor Picchi Toledo (clarinete). O concerto será na Tulha da USP.
Nesta quarta-feira, dia 24, às 20 horas, serão apresentadas as performances “Monólogo (in)cômodo”, com Júlia Montezano, e “O contrabaixo itinerante”, com Thibault Delor (França), na Sala de Concertos da Tulha. Ambos são contrabaixistas. A apresentação de música de câmara com solistas internacionais acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 20h30, com a presença da pianista Martina Drudi (Itália), do pianista Allan Duarte (Alemanha), violinista Harvey Thurmer (EUA) e violinista Ricardo Parmigiani.
Outra atração do Fiato al Brasile é o ensemble de flautas e clarinetas no dia 26, sexta-feira, às 19 horas, na Sala de Concertos da Tulha, sob coordenação de Rafael Fortaleza, Domenino Banzola (Itália), Sérgio Cerri e Igor Picchi Toledo. No final de semana, o festival conta com atrações especiais – grandes concertos no Theatro Pedro II.
No sábado, dia 27, às 21 horas, o espetáculo de balé-cênico-musical “O Grande Circo Místico” rouba a cena do festival com o encanto de sua produção que envolve orquestra, coro, solistas e balé. A obra é de Edu Lobo e Chico Buarque, sob regência de Lucas Galon. Para este concerto é necessário retirar ingressos com antecedência na bilheteria do Theatro Pedro II.
Na manhã de domingo (28), as crianças e jovens do festival se reúnem em um concerto especial envolvendo orquestra, coro e os solistas Samuel Pompeu (saxofone) e Beatrice Rosetti (violino), sob regência de Lincoln Reuel Mendes. O evento é aberto e será às 10h30, também no Pedro II.
O encerramento do 4º Festival Fiato al Brasile será no domingo, dia 28, às 20h30, no Theatro Pedro II, com o concerto “Na Bossa Napolitana”, com a presença da cantora italiana Stella Brignola e ensemble do festival. A programação completa está disponível no site da Academia Livre de Música e Artes, no endereço www. almarp.com.br ou nas redes sociais da Alma, no Facebook. com/almaribeirao ou pelo instagram @alma_ribeirao.
A Sala de Concertos da Tulha da USP fica na rua Olivier Toni s/nº, no campus da Universidade de São Paulo, na Zona Oeste de Ribeirão Preto. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111.
O 4º Festival Fiato al Brasile é uma realização conjunta da Alma com a Escola Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália e Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP. Conta com patrocínio da empresa Gás Brasiliano, por meio da lei de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, parceria de apoio cultural do Monreale Hotel e apoios da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, San Bruno’s e Cultura Inglesa.