O VII Festival Fiato al Brasile, na cidade de Faenza, região da Emília Romana, na Itália, que acontece de 4 a 13 de fevereiro, terá a participação de cinco alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e da soprano Yuka de Almeida Prado. O grupo embarca para a Europa neste sábado, dia 3. Em agosto, Ribeirão Preto vai promover a versão brasileira do evento.
A viagem dos alunos da Alma faz parte do programa pedagógico como intercâmbio cultural e acontece em duas etapas: uma na cidade italiana, em fevereiro, e outra em Ribeirão Preto, em agosto. O festival terá intensa atividade de ensaios, aulas especiais e concertos gratuitos, que ocorrem em locais históricos de Faenza.
O evento na Itália também será a primeira agenda do ano da soprano Yuka de Almeida Prado. Ela interpretará as peças “Quem sabe” (de Carlos Gomes, 1836-1896), “Boi Bumbá” (Waldemar Henrique, 1905-1995) e “Naipi” (Roberto Bürgel). De acordo com Lucas Galon, “o Fiato al Brasile é, talvez, o ponto culminante das atividades acadêmicas e artísticas da Alma. É ali que se consolida todo o aprendizado que os alunos tem da música e das artes, apreendendo in loco os elementos fundamentais da tradição”.
Durante a estadia na Itália os alunos ficarão hospedados em casas de famílias italianas, cadastradas pela Associazione Per I Gemellaggi, e participam de aulas especiais – nos respectivos instrumentos – em conferências, concertos gratuitos e uma grande apresentação final, com a participação de professores e alunos da Alma, da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
“Espero que a viagem me proporcione uma melhoria técnico-musical, além da experiência internacional que o intercâmbio oferece. É a minha primeira viagem ao continente Europeu e estou realizando um sonho de ir para a Itália”, afirma Eduarda Tiemi Ito, aluna de violino da Alma.
“A realização do intercâmbio é extremamente enriquecedora para os alunos, pois têm a oportunidade de aprender os costumes e tradições da Itália com as famílias que os acolhem, além de ser excepcional para o currículo acadêmico, a experiência que adquirem na Europa, que é o berço da cultura ocidental. Tudo isso só é possível com a colaboração dos nossos padrinhos e patrocinadores”, explica Dulce Neves, presidente da Alma. A programação do 7º Festival Fiato al Brasile está disponível no site www.almarp.com.br. Será possível acompanhar o evento pelas redes sociais.
O Festival Fiato al Brasile é fruto da parceria entre Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e escola Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália. Nasceu das ideias conjuntas de Silvio Zalambani e Donato D’Antônio (Saerti), Cristina Emboaba (Uudesc), José Gustavo Julião de Camargo (USP) e Lucas Galon (Alma). Em 2016, a Alma passou a integrar o time e a produzir o festival, oferecendo aos alunos brasileiros e aos professores italianos, a oportunidade de intercâmbio cultural.
O Fiato al Brasile tem rendido frutos não só entre Brasil e Itália. No último ano foi estendido também à Finlândia, graças a um encontro com o músico estoniano Tauno Saviauk (Conservatório Municipal de Rauma – Finlândia). Essa expansão não ocorre por acaso: da participação de grandes músicos italianos e brasileiros – tanto da música de concerto quanto do jazz e da música popular brasileira – às muitas obras e arranjos compostos especialmente para o festival por seus colaboradores, o festival não discrimina estilos nem filiações, mas preza pela qualidade na diversidade.
O intercâmbio cultural conta com a colaboração dos padrinhos: WTB Empreendimentos imobiliários, Grupo São Francisco, Ambient, Maurílio Biagi, Ribeirão Shopping e Wagner Ferreira. Em 2018, as atividades da Alma serão mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Ambient, Interunion e Tonin.