Além de apresentações musicais, o Festival de Música e Arte Online (FestMAO), que acontece de 19 a 25 de abril em Ribeirão Preto, traz também uma programação de atividades formativas sendo um workshop, um masterclass e três rodas de conversa, apresentando conteúdos de grande relevância, comandados por profissionais gabaritados em cada área.
A programação das atividades e abertura do festival será dia 19 (segunda-feira), às 19 horas com a Roda de Conversa “Identidade e produção de conteúdo – o marketing digital para artistas”, com Cami Vincci (publicitária), Cesar Santos (produtor e influenciador musical, engenheiro de áudio e sócio fundador da Universidade do Áudio) e Laura Brunello (gestora cultural e estrategista de marketing).
A segunda Roda de Conversa acontecerá no dia seguinte, terça-feira (20), às 19 horas, com Isadora Benedetti (musicoterapeuta e musicista), Matheus Arcaro (mestre em Filosofia e escritor) e Pris Lo (artista visual e publicitária), debatendo o tema “Os artistas e a pandemia – reflexões e partilhas”.
“Elaboração e execução de projetos culturais” é o tema da terceira e última Roda de Conversa, na quarta-feira (21), às 19 horas, com Flavio Racy (gestor do Espaço Cultural Casa das Artes), Jacque Falcheti (cantora, compositora e produtora) e Paulo Capelozza (músico, produtor musical e empresário). As três Rodas de Conversa terão mediação da produtora cultural Vandreza Freiria.
Erick Krulikowski, professor convidado da Fundação Dom Cabral e diretor do Festival Marte, chega na programação do FestMAO na quinta-feira (22) para ministrar a masterclass “Empreendedorismo e Gestão de negócios no mercado musical”. Para encerrar a programação formativa do festival, no sábado (24), às dez horas, acontecerá o workshop “Os descaminhos da composição” com Celso Monari (graduado em Letras, músico e livreiro).
Todas as atividades formativas terão intérpretes de libras e serão realizadas através da plataforma Zoom, com transmissão em tempo real no canal do YouTube “Palco FestMAO”. As vagas para participar das atividades na sala Zoom são limitadas e para participar basta se inscrever gratuitamente no site do festival (www.festmao.com.br) até dia 9 de abril.
O FestMAO é um projeto financiado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB), através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo. Serão 24 horas de atividades, com dez atrações musicais (divididas em duos, trios e bandas de diversos gêneros). Produzido pelos artistas Allê Trajan e Carol Capacle, o evento surge da necessidade de se reinventar diante do cenário pandêmico, uma vez que o mercado da música foi uma das áreas mais atingidas.
Entre um show e outro haverá entrevistas com as bandas, e neste outro ambiente do festival, o cenário será composto por um painel pintado com o conceito de arte urbana, feito por um artista grafiteiro da cidade, com inspiração na identidade visual do festival. O festival será transmitido através do canal próprio do Youtube, o Palco FestMAO.