Mais duradouro e importante festival de música contemporânea da América Latina, o 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes (FMN) celebra o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016), com programação online e gratuita de 21 a 26 de março, sempre a partir das 19 horas. As transmissões acontecem no canal do YouTube do festival, no link http://tiny.cc/56fmn. Também comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna.
O festival conta com mais de 30 ações artísticas, incluindo concertos, palestras, oficinas, sessões de videodança e cinema, e trata-se de uma verdadeira polifonia artística que também prevê homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, ao compositor alemão Hanns Eisler (1898-1962) e ao musicólogo brasileiro Régis Duprat (1930-2021).
São dezenas de artistas renomados que, em sessões realizadas em Cubatão, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e São Vicente apresentarão peças consagradas e obras inéditas de compositores de todo o mundo. Participam da programação desde grandes nomes da música contemporânea como Antonio Eduardo, Arrigo Barnabé, André Mehamari, Coletivo Percutindo Mundos, Júlio Medagia, Livio Tragtenberb e Rubens Ricciardi.
Também terá consagrados críticos e pensadores da música e da arte, como o poeta Augusto de Campos, os jornalistas Camila Fresca e João Marcos Coelho, os pesquisadores, Ansgar Haag (Suíça), Jean Goldenbaum (Alemanha), Piero Niro (Itália) e Teresinha Prada. Ainda, a programação prevê os sopranos Adriana Bernardes e Lucila Tragtenberg, as pianistas Sabrina Shulz e Renata Taormina, as bailarinas Christiane Amici, Maria Lisboa, Michelle Carneiro e Valéria Alves.
Destaque para o lançamento do livro “Poéticas do agora” (Imaginário Coletivo e USP – Ribeirão Preto), com artigos musicais de diversos pensadores sobre a música nova e Gilberto Mendes. A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).
O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).