O 8º Festival Kabuki de Artes começa neste domingo, 3 de dezembro, e vai até dia 15 com oficinas e apresentações artísticas de seus aprendizes e artistas convidados em vários pontos de Ribeirão Preto – Teatro Municipal, centros culturais Palace, Campos Elíseos e Quintino Facci II, Cineclube Cauim, Secretaria Municipal da Cultura, CEU das Artes e nos núcleos da Criança e do Adolescente dos bairros Branca Salles, Adão do Carmo, Antônio Marincek e Jardim Presidente Dutra.
Consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade, mostra anualmente a expertise do Programa Kabuki de Cultura em gerenciar e promover produções multidisciplinares de seus alunos, grupos de referência e artistas convidados. A oitava edição terá como tema central a “Educação para o consumo consciente”, que busca chamar a atenção do público para a necessidade de um consumo sustentável, aqui e agora. A programação é extensa e variada.
Algumas oficinas já estão sendo realizadas desde 25 de novembro e terminarão nesta segunda-feira, 4 de dezembro, quando ocorrerá a abertura oficial do 8º Festival Kabuki de Artes, no Centro Cultural Palace, às 20 horas, com a presença de convidados e apresentação ao público dos professores e artistas.
Como tem ocorrido em anos anteriores, o Festival Kabuki de Artes trará à cidade grandes nomes da arte nacional que se apresentarão e ministrarão oficinas aos aprendizes do programa, como o bailarino Yoshi Suzuki, gentilmente cedido pela São Paulo Companhia de Dança.
Ele subirá ao palco com os alunos de ballet no espetáculo “O Quebra Nozes e O Sonho de Clara”, baseado na obra e Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893). Será em 10 de dezembro, domingo que vem, às 17 e às 20 horas, e na segunda-feira (11), também às 20 horas, no Teatro Municipal. Os eventos contarão ainda com as participações especiais de Marisol Gallo, Elydio Antonelli, Alexandre Snoop, Luciane Ricci, Murilo Borges, Caio Vini, André Miranda e Nathan Barbosa.
Neste domingo, dia 3, no Centro Cultural Quintino Facci II, às dez horas, e no CEU das Artes, às 17 horas, acontecem as apresentações dos alunos de música, danças urbanas e teatro inseridos nas ações artístico culturais dos bairros Quintino Facci II e Complexo Ribeirão Verde.
O teatro é uma linguagem que também integra as ações do Programa Kabuki que mostra o espetáculo infantil “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, no Teatro Municipal, na sexta-feira, 8 de dezembro, às 20 horas, e “Declaração dos Direitos Humanos”, de Ruth Rocha, com os alunos dos núcleos da Criança e do Adolescente dos bairros Adão Carmo, Branca Salles, Dutra e Marincek, nos dias 6, 11, 13 e 15, respectivamente.
Ainda no Teatro Municipal, em 9 de dezembro, às 16 horas, será apresentado o musical “A Arca de Noé” pelas crianças da musicalização. Às 20 horas, no mesmo local, o espetáculo “Sons do Kabuki” vai reunir a Orquestra Infantojuvenil e Camerata Kabuki, com participações ainda de grupos de violões e a Orquestra de Viola Caipira.
O saguão da Secretaria Municipal de Cultura também se transformará em palco do 8º Festival Kabuki de Artes, recebendo apresentações de piano, teclado, musicalização e violão dos alunos do Centro Cultural Campos Elíseos e Vila Tecnológica, no dia 7, às 20 horas, e no dia 10, às dez horas, o mesmo ocorrendo com os alunos de música do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que se apresentarão nos núcleos da Criança e do Adolescente dos bairros Adão Carmo, Branca Salles, Dutra e Marincek, nos dias 6, 11, 13 e 15.