O 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto, realizado pela Cia. de Teatro Fantoccini, terá início nesta quarta-feira,18 de abril, e prosseguirá até domingo (22) com o objetivo de aproximar a população de uma das vertentes da arte cênica. Haverá apresentações em espaços públicos e de livre acesso. Durante os dias do evento, cinco companhias de diferentes locais do país vão mostrar mais de dez espetáculos em suas caixas-teatro e também promoverão oficinas gratuitas.
Durante os cinco dias, o festival receberá os grupos Cia. Mútua (Itajaí-SC), Grupo Girino (Belo Horizonte), Coletivo EmCaixa (Belo Horizonte), Grupo Teatro Lambe-Lambe da Bahia (Bahia) e as Caixeiras Cia. de Bonecas (Brasília- DF). O “teatro lambe-lambe”, também conhecido como “teatro de miniaturas”, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um pequeno palco confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas.
Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração, que normalmente variam de dois a três minutos, através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa técnica surgiu na década de 1980, com as brasileiras Ismine Lima e Denise Di Santos, sendo considerada a mais nova geração de teatro de animação do mundo.
A modalidade recebeu esse nome, pois sua forma de apresentação assemelha-se aos antigos fotógrafos lambe-lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 1940, 50 e 60. Denise Di Santos é uma das participantes do 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto trazendo para o evento o primeiro espetáculo do grupo criado em 1989.
Além das apresentações, o festival terá também duas oficinas. Na quinta-feira, dia 19, a Cia. Mútua ministrará oficina abordando de forma teórica e prática os princípios básicos para a construção e montagem de caixas de teatro lambe-lambe. O grupo apresentará também um panorama histórico da arte, abordagem sobre técnicas de manipulação, construção de dramaturgia, confecção de bonecos e desenvolvimento da técnica e estética da caixa.
Na sexta-feira (20), o Grupo Girino ministrará a oficina de Teatro de Papel, que abordará a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo, no qual os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários em papel para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performativas tendo o papel como suporte artístico.
As oficinas acontecerão na Cerâmica São Luiz – rua Municipal nº 2-30, Vila Tibério, Zona Oeste, ao lado do Hipermercado Carrefour da Via Norte (rotatória Amim Calil) –, a partir das nove horas e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível na página do festival no Facebook. O 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto é um projeto contemplado no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC Edital 13/2017). Todas as apresentações são gratuitas.