Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival invade espaços de RP

O 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto, realizado pela Cia. de Teatro Fantoccini, terá início nesta quarta-feira,18 de abril, e prosseguirá até domingo (22) com o objetivo de aproximar a população de uma das verten­tes da arte cênica. Haverá apre­sentações em espaços públicos e de livre acesso. Durante os dias do evento, cinco compa­nhias de diferentes locais do país vão mostrar mais de dez espetáculos em suas caixas­-teatro e também promoverão oficinas gratuitas.

Durante os cinco dias, o festival receberá os grupos Cia. Mútua (Itajaí-SC), Grupo Giri­no (Belo Horizonte), Coletivo EmCaixa (Belo Horizonte), Grupo Teatro Lambe-Lambe da Bahia (Bahia) e as Caixei­ras Cia. de Bonecas (Brasília- DF). O “teatro lambe-lambe”, também conhecido como “teatro de miniaturas”, é uma linguagem de formas anima­das que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um pequeno palco confina­do em uma caixa preta de di­mensões reduzidas.

Nesse espaço são apresen­tadas peças teatrais de curtíssi­ma duração, que normalmente variam de dois a três minutos, através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa técnica surgiu na década de 1980, com as brasi­leiras Ismine Lima e Denise Di Santos, sendo considerada a mais nova geração de teatro de animação do mundo.

A modalidade recebeu esse nome, pois sua forma de apre­sentação assemelha-se aos an­tigos fotógrafos lambe-lambes que ocupavam as praças brasi­leiras nas décadas de 1940, 50 e 60. Denise Di Santos é uma das participantes do 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto trazendo para o evento o primeiro espetáculo do grupo criado em 1989.

Além das apresentações, o festival terá também duas ofi­cinas. Na quinta-feira, dia 19, a Cia. Mútua ministrará oficina abordando de forma teórica e prática os princípios básicos para a construção e monta­gem de caixas de teatro lambe­-lambe. O grupo apresentará também um panorama his­tórico da arte, abordagem so­bre técnicas de manipulação, construção de dramaturgia, confecção de bonecos e desen­volvimento da técnica e estéti­ca da caixa.

Na sexta-feira (20), o Gru­po Girino ministrará a oficina de Teatro de Papel, que aborda­rá a introdução ao universo do teatro de animação em minia­tura e a experimentação do pa­pel como material expressivo, no qual os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários em papel para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desen­volvendo experiências cênicas e performativas tendo o papel como suporte artístico.

As oficinas acontecerão na Cerâmica São Luiz – rua Mu­nicipal nº 2-30, Vila Tibério, Zona Oeste, ao lado do Hi­permercado Carrefour da Via Norte (rotatória Amim Calil) –, a partir das nove horas e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível na página do festival no Facebook. O 1º Festival de Teatro Lambe-Lam­be de Ribeirão Preto é um pro­jeto contemplado no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC Edital 13/2017). Todas as apresenta­ções são gratuitas.

Postagens relacionadas

‘Vianova e os Viajantes do Espaço’: No espaço, dentro do carro

Redação 1

Santarosa recebe espetáculo infantil

Redação 1

A lista dos grandes vencedores do Emmy

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com