O Festival Varilux Em Casa recebeu o carinho do público que costuma lotar as salas de cinema para assistir o Festival Varilux de Cinema nos últimos dez anos e conquistou novos espectadores. Nas três primeiras semanas, até 18 de maio, quase 500 mil usuários acessaram a página do festival online e foram contabilizadas mais de 250 mil visualizações dos filmes disponíveis na plataforma.
Os números comprovam que a iniciativa solidária proposta pela produtora Bonfilm com patrocínio da Embaixada da França e a Essilor/Varilux, e apoio da Looke e de distribuidoras foi abraçada pelos amantes da filmografia francesa. “Estamos muito felizes com a adesão do público. Durante esse primeiro mês, alguns filmes saíram e novos entraram, promovendo uma renovação na programação e passando a oferecer mais diversidade”, comentam Emmanuelle e Christian Boudier, organizadores do Varilux Em Casa.
Com as mudanças no catálogo, 15 novos títulos foram incluídos, entre eles sucessos como “O ignorante”, com Catherine Deneuve; “As falsas confidências”, com Isabelle Huppert, “Marguerite”, com Catherine Frot, “Quem me ama me segue”, com Daniel Auteuil, “Meu Rei”, com Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot e Louis Garrel e “Party Girl”, vencedor do Prêmio Camera d´Or no Festival de Cannes.
Com legendas em português, o público tem ainda opções como “Branca com Neve”, com Isabelle Huppert; “O reencontro” e “A última loucura de Claire Darling”, com Catherine Deneuve; “A aparição”, com Vincent Lindon; “Um amor impossível”, com Virginie Efira e “Rock and Roll, por trás da fama” e “Um instante de amor” com Marion Cotillard.
Até 27 de agosto, o público encontra no Festival Varilux Em Casa uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês com diversidade de títulos e gêneros. E o que é melhor, de graça. São comédias (“Amor à segunda vista”), dramas (“A viagem de Fanny”), filmes históricos (“A Revolução em Paris” e “Cyrano mon amour”) e thrillers (“Carnívoras”).
E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: “Abril e o Mundo Extraordinário”; “A Raposa Má”; “O Menino da Floresta”; “Asterix e o Domínio de Deuses”; “Asterix e a Poção Mágica” e “Um gato em Paris”. Para mergulhar nessa seleção especialmente pensada para todos os gostos e todas as idades, basta acessar o link: www.festivalvariluxemcasa.com.br e fazer um cadastro simples.
O Festival Varilux Em Casa não substitui o Festival Varilux de Cinema Francês nas salas de cinema. Os organizadores esperam poder anunciar as novas datas em breve, para que o evento aconteça ainda em 2020. O Festival Varilux completou dez anos em 2019 com exibição de cerca de 200 longas-metragens, somou mais de um milhão de espectadores e realizou cerca de 35 mil sessões. O Festival Varilux Em Casa só foi possível graças à participação dos distribuidores A2 Filmes, Bonfilm, Looke, Mares Filmes e Supo Mungam Films.