Ribeirão Preto sedia nesta quinta-feira, 3 de outubro, das 17 às 22 horas, no Shopping Center Iguatemi, a etapa regional do festival gastronômico “Feito em SP”, que vai eleger pratos e produtos típicos e saborosos do Estado de São Paulo. O chef padrinho será Checho Gonzales, que vai ministrar uma masterclass de uma hora. O show musical fica por conta de Cassio Salles.
O empreendimento fica na avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, na Vila do Golfe, Zona Sul de Ribeirão Preto. O “Feito em SP” é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com a curadoria do Mundo Mesa e apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal da Cultura. Foi criado com o intuito de selecionar as receitas culinárias e os produtos mais emblemáticos do Estado de São Paulo.
A ideia do projeto é consolidar a gastronomia do Estado como um dos mais importantes alicerces da economia e do empreendedorismo, desde o cultivo, da agricultura, até a produção de alimentos manufaturados e o setor de restaurantes. A etapa de Ribeirão Preto abrange os cadastros de várias cidades da região.
São elas Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.
A seleção terá dois momentos. No primeiro, os estabelecimentos (restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes) têm que se cadastrar, respeitando as datas de inscrição de sua macrorregião – terminou no dia 24. Uma comissão avaliadora formada por profissionais do Mundo Mesa, pelas secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Agricultura e por chefs madrinhas e padrinhos convidados a participar de cada etapa, escolherá quatro produtos agropecuários manufaturados (doces, salgados, embutidos, queijos, etc.) e quatro pratos de estabelecimentos comerciais relevantes e icônicos daquela macrorregião.
No segundo momento, os oito finalistas selecionados se apresentarão por um dia na cidade-anfitriã de sua macrorregião, onde deverão levar, no mínimo, 300 porções pré-preparadas para venda pública, a preços populares, entre R$ 15 e R$ 25 e mais sete pequenas porções para degustação da comissão técnica. Neste mesmo dia, a comissão técnica escolherá, em sala reservada, os dois produtos e os dois pratos vencedores da macrorregião, indicando ainda a classificação dos demais a título de reserva. O anúncio dos vencedores será feito no palco antes do final do evento.
Os quatro vencedores participarão da 16ª e última ação, no “Feito em SP”, na cidade de São Paulo, de 24 a 27 de outubro, nas belíssimas instalações do Memorial da América Latina. Os 30 produtos e 30 pratos vencedores irão expor e vender seus produtos a preços populares pré-determinados em acordo com a organização. As etapas regionais em todo o Estado ocorrerão de 2 a 18 de outubro, com escolha de quatro finalistas cada, e na final dois produtos manufaturados e dois pratos emblemáticos de cada macrorregião estarão sendo vendidos ao público.
Checho Gonzales
O chef boliviano, há mais de 45 anos no Brasil, tem dois endereços na capital: a Comedoria Gonzales, no Mercado de Pinheiros, e o Mescla, na Barra Funda. Ele teve diversos negócios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2012, idealizou a primeira feira de gastronomia da capital, “O Mercado”. Em 2014, abriu a Comedoria Gonzales, onde serve um dos melhores ceviches da cidade e outras receitas latinas típicas. Neste ano inaugurou o Mescla, restaurante que segue a linha de misturas de sabores e temperos.