Tribuna Ribeirão
Gente

Festival gastronômico revela a essência da cultura caiçara de São Sebastião

Não só de praia, mar e natureza vive São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. A cultura tradicional do litoral brasileiro, que mistura influências indígenas, africanas e portuguesas, é muito enraizada. Comprovação é o Festival Gastronômico Caiçara, que já faz parte do calendário do município, e que apresenta uma comida saborosa, que leva ingredientes frescos e locais, como peixes, frutos do mar, banana, ervas e outros.  Uma das iguarias é o peixe seco no varal, uma técnica para conservar o pescado mantida por muitas famílias de São Sebastião. Terá, ainda, artesanato típico à venda. É a identidade do povo caiçara.

O Festival Gastronômico Caiçara será realizado até domingo, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião. Iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), tem programação especial e é também uma forma de celebrar o Dia do Caiçara, 15 de março e aos 388 anos de emancipação político-administrativo de São Sebastião, que se comemora em 16 de março. Dos pratos tradicionais aos mais inovadores, o festival promete satisfazer todos os paladares.

Durante o evento, estandes e food trucks comercializarão iguarias doces e salgadas e bebidas que levem ingredientes típicos deste trecho do litoral ou sejam elaborados seguindo a receita caiçara, tudo sob curadoria do renomado chef Eudes Assis. Nascido e criado no Litoral Norte, onde atualmente mantém o projeto social Buscapé, Eudes faz uma fusão criativa de ingredientes locais e técnicas gastronômicas inovadoras, oferecendo uma experiência gastronômica única como em seu restaurante Taioba, em São Sebastião.

“Mais do que uma celebração gastronômica, o evento visa a valorização, salvaguarda e divulgação do patrimônio cultural, material e imaterial caiçara. Uma oportunidade imperdível de mergulhar na riqueza cultural dessa comunidade costeira”, afirma a secretária de Turismo, Adriana Balbo Venhadozzi. Para manter viva essa rica cultura, além do festival, São Sebastião desenvolve o projeto ‘Culinária Caiçara: Sabores da Tradição’, uma iniciativa incrível do Espaço Caiçara Peixe de Varal, em parceria com a Oficina Ligare.

A realização do Festival Gastronômico Caiçara é uma maneira do poder público fomentar o turismo de base comunitária, acrescenta a secretária de Turismo.  “É um evento para o turista não apenas se deliciar com a comida caiçara, mas também para entender um pouco mais dos saberes tradicionais. E, para a população local, é incentivo para manter essa cultura viva”, completa.

Além disso, a programação no Centro inclui grandes nomes como Os Paralamas do Sucesso, Léo Santana, Amado Batista, Veigh, Sarah Farias e Mumuzinho, que se apresentam entre os dias 15 e 30 de março. A Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, também será cenário da festa.

Serviço

Mais informações sobre o turismo de São Sebastião em @turismosaosebastiao.

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Makro Atacadista prepara suas lojas para a Páscoa

Redação 1

Dia do Comerciante

Redação 2

Amigas na clínica de estética

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com