A 17ª edição do João Rock terá 19 atrações e 24 shows em quatro palcos montados no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Um dos maiores festivais de música do Brasil, o evento deste sábado, 9 de junho, deve bater recorde de público. São esperadas 60 mil pessoas de todo o país para curtir a maratona “non stop”. Serão dez horas de muito som e animação, com uma homenagem especial à tropicália.
Os portões serão abertos ao público às 14h30 e a música começa a partir das 15 horas. Os ingressos de pista estão esgotados e os últimos convites para pista premium, camarote João Rock e camarote Colorado estão à venda no site oficial (joaorock.com.br) e também nos pontos físicos da cidade – nas lojas Ophicina no Shopping Iguatemi e Novo Shopping. Os valores do segundo e último lote, que tem quantidade limitada, variam de R$ 270 a R$ 600.
O João Rock promoverá uma grande celebração da música nacional possibilitando encontros históricos em seus palcos. O Palco Brasil abre espaço para uma versão atualizada da tropicália, movimento que sacudiu o país na década de 1960 e levou ao grande público uma nova maneira de fazer música popular.
Com sangue novo de uma geração que conhece essa história bem de perto, o tropicalismo será festejado por Caetano Veloso e seus filhos Moreno, Zeca e Tom Veloso (Projeto Ofertório), Os Mutantes, Tom Zé e ainda Gilberto Gil, Anelis Assumpção, Chiara Civello, Mestrinho, Bem Gil e Moreno Veloso (Projeto Refavela 40).
Porta-Baquetas – O Porta-Baquetas é novamente o cartão de consumo no evento. Todas as transações dentro do festival – para compra de alimentos, bebidas e serviços – serão realizadas exclusivamente por meio deste sistema, que consiste em um cartão carregável de créditos. A pré-carga pode ser feita online no site oficial do evento onde também há os locais onde a recarga pode ser feita.
Programação – No Palco João Rock, a abertura será ás 15h20 com Napkin, banda vencedora do tradicional concurso do festival. Na sequência, às 16 horas, tem Cordel do Fogo Encantado, seguido de Supercombo (17 horas), Raimundos (18 horas), Skank (19 horas), Pitty com Tássia Reis e Emmily Barreto para canterem juntas pela primeira vez a música “Contramão” (20h05), Natiruts (21h10), Gabriel O Pensador (22h15), Criolo (23h20) e Planet Hemp (00h25).
O Palco Brasil recebe os Mutantes (às 17h05), Projeto Refavela 40 (Gilberto Gil, Moreno Veloso, Anelis Assumpção, Chiara Civello, Bem Gil e Mestrinho, ás 19h05), Ofertório (Caetano Veloso, Moreno, Zeca e Tom Veloso, às 21h05) e Tom Zé (às 23h05).
Já o Fortalecendo a Cena terá Kilotones (15 horas), Dônica (16h10), Sinara (18h10), Rael (20h10), Froid (22h10) e Francisco El Hombre (00h10). O Palco Red Bull terá a segunda etapa do Red Bull Breaktime Sessions com os shows das bandas universitárias classificadas – Marujos (17h05), Motriz (21h05) e Enversos (23h05) e também da youtuber Mari Nolasco (19h05).
João Rock e os esportes radicais – Esportes radicais e o João Rock sempre caminharam juntos e mais uma vez o skate terá a presença garantida com a tetracampeã mundial da modalidade vertical, Karen Jonz, e Sandro Dias, o “Mineirinho”, hexacampeão mundial de skate. A rampa onde acontecerão as manobras terá 4,20 metros de altura, 15 metros de largura e 19 de comprimento.
O atleta profissional Luiz Apelão também se apresenta no João Rock, a partir das 17 horas, no campeonato de mini ramp, que será promovido pela loja Ophicina em parceria com a marca de roupas e acessórios Globe, onde será desafiado a partir das 19 horas por skatistas convidados de Ribeirão Preto. O campeão do mundo de acrobacias em parapente, Rafael Goberna, irá sobrevoar todo o evento, fazendo algumas acrobacias para depois aterrissar, às 16h50, em frente ao Palco Red Bull Breaktime Sessions.