Neste domingo, 24 de junho, será realizada a segunda edição do “Ribeirão Jazz Week”, evento neste ano uniu mais dois festivais – o “II Brasil Jazz Festival Solidário” e o “I Festival Internacional Sonamos Latino América-Brasil” e começou na terça-feira (19), com vários shows no Centro Cultural Palace, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.
Amanhã haverá uma maratona na praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, das dez horas às 21h30, com a participação de músicos instrumentistas do Brasil e de outros países como Argentina, Uruguai, Chile e Equador. Vários brasileiros vão participar, inclusive de Ribeirão Preto – Jorge Nascimento, Tiago Santos, Trio Teimoso, Fernanda Marx, Márcio Coelho e Ana Favaretto, Flor de Aguapé e outros.
Na programação internacional estão Kurupies Duo (Argentina), Chango Beat (Uruguai), Karina Clavijo e Las Damasjuanas (Equador), Ana Contreras e Javier Rivero (Chile) e Karina Clavijo e Las Damasjuanas (Equador).
Haverá ainda shows de grupos de Araraquara, Monte Alto e Taquaritinga.
Bat Macumba, Nando Araújo, Alan Silva e grupo, Nelinha, Ferry Matheus Quarteto, Trio Zabumbê e Septeto Obsoleto estão na programação, que também é gratuita. A cidade vai virar a capital do jazz, das canções brasileiras e latinas. O evento foi idealizado pelo músico saxofonista Jorge Nascimento, que também coordena o “Ribeirão Jazz Week”, e integra a agenda oficial do aniversário de 162 anos de Ribeirão Preto.
O “Brasil Jazz Solidário” teve sua primeira edição em 2017, reunindo mais de 90 artistas de Ribeirão Preto e região, em um evento de 12 horas seguidas de música instrumental, do choro tradicional a canções contemporâneas, passando pelo jazz tradicional, fusion, sambas e tangos, entre outros.
A primeira edição ocorreu na praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, e possibilitou um intercâmbio cultural entre os artistas envolvidos e também com o público participante, promovendo um encontro das mais variadas vertentes da música instrumental – autoral e com releituras.
Além disso, o “Brasil Jazz Solidário” movimentou uma ação solidária coletiva de arrecadação de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas, que foram doados a instituição filantrópica Casa do Vovô. A realização é da Xirê Produções e Eventos em parceria com o Sesc, prefeitura de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace e Banco do Brasil.
Devido ao enorme sucesso da sua primeira edição, o “Brasil Jazz Solidário” versão 2018 uniu mais forças e artistas, trazendo também para a cidade o “I Sonamos Latino América Brasil”, versão internacional. Lançado em 2006, na cidade de Santa Fé, na Argentina, tem o objetivo de criar espaços para difusão da música autoral nas Américas de forma cooperativa e em suas múltiplas abordagens.