Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival de jazz em praça de RP

Neste domingo, 24 de ju­nho, será realizada a segun­da edição do “Ribeirão Jazz Week”, evento neste ano uniu mais dois festivais – o “II Bra­sil Jazz Festival Solidário” e o “I Festival Internacional Sona­mos Latino América-Brasil” e começou na terça-feira (19), com vários shows no Centro Cultural Palace, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.

Amanhã haverá uma mara­tona na praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, das dez ho­ras às 21h30, com a participação de músicos instrumentistas do Brasil e de outros países como Argentina, Uruguai, Chile e Equador. Vários brasileiros vão participar, inclusive de Ribeirão Preto – Jorge Nascimento, Tiago Santos, Trio Teimoso, Fernanda Marx, Márcio Coelho e Ana Fa­varetto, Flor de Aguapé e outros.

Na programação internacio­nal estão Kurupies Duo (Argen­tina), Chango Beat (Uruguai), Karina Clavijo e Las Damasju­anas (Equador), Ana Contreras e Javier Rivero (Chile) e Kari­na Clavijo e Las Damasjuanas (Equador).

Haverá ainda shows de gru­pos de Araraquara, Monte Alto e Taquaritinga.

Bat Macumba, Nando Araú­jo, Alan Silva e grupo, Nelinha, Ferry Matheus Quarteto, Trio Zabumbê e Septeto Obsoleto estão na programação, que tam­bém é gratuita. A cidade vai vi­rar a capital do jazz, das canções brasileiras e latinas. O evento foi idealizado pelo músico saxo­fonista Jorge Nascimento, que também coordena o “Ribeirão Jazz Week”, e integra a agenda oficial do aniversário de 162 anos de Ribeirão Preto.

O “Brasil Jazz Solidário” teve sua primeira edição em 2017, reunindo mais de 90 artistas de Ribeirão Preto e região, em um evento de 12 horas seguidas de música instrumental, do choro tradicional a canções contempo­râneas, passando pelo jazz tradi­cional, fusion, sambas e tangos, entre outros.

A primeira edição ocorreu na praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, e possibi­litou um intercâmbio cultural entre os artistas envolvidos e também com o público parti­cipante, promovendo um en­contro das mais variadas ver­tentes da música instrumental – autoral e com releituras.

Além disso, o “Brasil Jazz So­lidário” movimentou uma ação solidária coletiva de arrecada­ção de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas, que foram doados a instituição filantrópica Casa do Vovô. A realização é da Xirê Produções e Eventos em parceria com o Sesc, prefeitura de Ribeirão Preto, Centro Cul­tural Palace e Banco do Brasil.

Devido ao enorme sucesso da sua primeira edição, o “Brasil Jazz Solidário” versão 2018 uniu mais forças e artistas, trazendo também para a cidade o “I So­namos Latino América Brasil”, versão internacional. Lançado em 2006, na cidade de Santa Fé, na Argentina, tem o objetivo de criar espaços para difusão da música autoral nas Américas de forma cooperativa e em suas múltiplas abordagens.

Postagens relacionadas

Escritor vai bater papo com o público

Redação 1

Alunos da Instituição Aparecido Savegnago apresentam Concerto Pedagógico e 6º Festival de Dança em Sertãozinho

Redação 2

Acirp vai levar ‘arraiá’ à praça Carlos Gomes

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com