A ciência se tornou um excelente aperitivo em muitos bares brasileiros desde 2015, graças ao festival internacional de divulgação científica Pint of Science. Em 2021, a edição será realizada de forma virtual pela segunda vez nos dias 17, 18 e 19 de maio, devido à necessidade de isolamento social trazida pela pandemia da covid-19. Em vez da tradicional mesa de bar, o público vai poder saborear a ciência pelo Youtube.
A novidade deste ano é que três cidades do interior paulista – Ribeirão Preto, Rio Claro e São Carlos – preparam uma programação especial. O resultado é um cardápio bem temperado com doses de biologia, geociências, tecnologia e até mesmo direito, distribuído em três atividades que prometem harmonizar muito bem com as bebidas e petiscos que todo mundo gosta de degustar em casa.
As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP no Youtube e começam no dia 17, a partir das 19 horas, com o bate-papo O novo petróleo: quando dados viram mercadoria em um mundo dependente da inteligência artificial.
Para explicar “De que forma a inteligência artificial e os dados pessoais se relacionam e quais mecanismos podem ser usados para se proteger”, foram convidados três pesquisadores, entre eles Cíntia Pereira de Lima, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Também vão participar Daniel Guimarães Pedronette, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IGCE-Unesp), e Kalinka Castelo Branco, do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP).
Já no dia 18, o prato do dia é “Rochas microbiais: da origem da Terra a reservatórios de petróleo e o pré-sal”, em que o público poderá conhecer os microbialitos, um tipo de rocha formada pela atividade metabólica de microorganismos e que contribuiu para a formação de importantes reservas de hidrocarbonetos, como o pré-sal aqui no Brasil.
Os convidados da noite são os professores José Alexandre de Jesus Perinotto e Lucas Veríssimo Warren, do IGCE-Unesp, e Taís Suelem Viana, mestre em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP.
A saideira fica por conta de “Por que os cientistas espionam os sons da natureza? É quando o público poderá compreender uma área de pesquisa que investiga as conexões entre os sons e diversos biomas, e utiliza ferramentas de ciência de dados para responder a perguntas relacionadas à ecologia.
Mais três pesquisadores apresentarão o cardápio da última noite do festival: Maria Cristina Ferreira de Oliveira, que é diretora do ICMC-USP; o professor Milton Cezar Ribeiro, do Instituto de Biociências da Unesp Rio Claro; e a bióloga Bruna Lima Ferreira, integrante do projeto Ilha do Conhecimento.
O evento é organizado pelo ICMC-USP, pela Unesp Rio Claro, pelo Instituto de Estudos Avançados Polo RP da USP (IEA-RP), pelo Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e pelo Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da Universidade de São Paulo (Crid-USP). Mais informações: https://pintofscience.com.br/events/ribeiraopreto
Evento: Pint of Science
Quando: de 17 a 19 de maio
(de segunda à quarta-feira)
Onde: canal do ICMC-USP no Youtube
Horário: a partir das 19 horas
Programação: http://pintofscience.com.br/events/ribeiraopreto