O Festival Curta Cinema traz em sua 31ª edição pela primeira vez a mostra “Short Export – Alemanha”, com seis produções de origem alemã que estrearam na última edição do Festival de Clermont-Ferrand. Este programa é lançado todos os anos durante a Soirée Allemande do Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, uma parceria da German Films, AG Kurzfilm e Sauve la vi qui peut. A mostra não competitiva estará em cartaz na sexta, dia 5, às 17h, no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro. De uma maneira não convencional e autêntica, os filmes lidam com mudanças, desafios e superação de traumas. Fazem parte da seleção títulos de ficção, documentários, live-actions e animações: “Der Schornsteinsegler”, “Der Übers Meer Kam”, “Inndependence”, “Masel Tov Cocktail”, “Seepferdchen” e “Wochenbett”. Detalhes da programação estão disponíveis em https://curtacinema.com.br/
A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizada com o apoio da RioFilme, Embaixada da França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.
Sobre os filmes da mostra Short Export – Alemanha
Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)
Direção: Frédéric Schuld
Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.
Animação, 5 minutos.
Der übers Meer kam (The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)
Direção: Jonas Riemer
Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.
Animação documental, 11 minutos.
Inndependence (Alemanha, 2020)
Direção: Michael Schwarz
Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária…
Documentário, 17 minutos.
Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)
Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch
Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!
Ficção, 30 minutos.
Seepferdchen (Seahorse, Alemanha, 2020)
Direção: Nele Dehnenkamp
Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.
Documentário, 16 minutos.
Wochenbett (Postpartum, Alemanha, 2020)
Direção: Henriette Rietz
Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.
Animação, 5 minutos.