O Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa acabam de lançar um grande festival de música virtual: o Festival Canta SP. Como parte da retomada das atividades culturais no Estado de São Paulo, o evento surge como um investimento em cultura, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, assim como fomento a artistas em início de carreira, ainda sem projeção midiática ou apoio de grandes gravadoras e instituições.
As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 5 de outubro, até 10 de novembro, por meio de formulário disponível no site www. memorial.org.br/cantasp. Dividido em cinco etapas, o festival irá apresentar músicas de novos artistas, selecionadas a partir de uma comissão julgadora composta por Zuza Homem de Mello, a cantora Paula Lima, Sergio Brito, da banda Titãs, e Felipe Machado, músico e editor de cultura da Revista IstoÉ – todos profissionais de destaque no meio musical.
Serão dois finalistas premiados, um escolhido pelos jurados e outro por meio de votação popular. Serão selecionadas pela comissão julgadora doze canções, que serão exibidas no canal do YouTube do Memorial, com a hashtag #CANTASP, de 20 de novembro a 10 de dezembro, período em que estará aberta a votação popular. O anúncio dos doze finalistas selecionados pela comissão julgadora será em 20 de novembro.
A contagem de votos será feita a partir da somatória de curtidas nos vídeos finalistas. O candidato que obtiver o maior número de pontos na votação será o vencedor desta etapa. Seguindo o mesmo critério de pontuação, o artista que obtiver o maior número de pontos na somatória dos jurados, será o outro vencedor.
No dia 11 de dezembro serão anunciados os dois artistas vencedores, que irão ganhar a gravação de um clipe profissional no Auditório Simón Bolívar. Cada participante poderá inscrever apenas uma música inédita, com a letra em português e/ou espanhol.
Todos os gêneros musicais serão contemplados. Só poderão concorrer artistas residentes no Estado de São Paulo. O projeto é uma parceria entre o Memorial da América Latina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Revista IstoÉ e Metrô.