Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival abre ciclo de três webinários

A partir deste sábado, 26 de junho, o Festival Danço, Logo Existo, promovido pelo Coletivo MuDança Ribeirão, inicia o ciclo de três webiná­rios “Danço, Logo Re(Exis­to)”. O tema do primeiro encontro é “Festivais e Inova­ções”, com a participação de duas renomadas profissionais da área, a produtora e gestora cultural Ellen Mello e Gilsa­mara Moura, líder do grupo de pesquisa Ágora.

O encontro terá início às 15 horas, através da plataforma Zoom e terá duas horas de dura­ção. Para participar basta se ins­crever através do link disponível na bio do Instagram (@mudan­caribeirao). Os participantes do webinário do festival receberão um certificado ao final da ativi­dade. Outros dois eventos estão na programação do festival. O segundo terá como tema “Pan­demia, Crise e Reinvenções”, em 14 de agosto.

O ciclo termina em 28 de agosto com o encontro “Como empreender e pro­duzir em Dança”. Ao final de cada webnário, a produção emitirá certificados para os participantes. Todas as ins­crições para as atividades do Festival Danço, Logo Existo podem ser feitas na página do Instagram do MuDança A programação diversificada contemplará tanto dançari­nos, quanto o público.

Idealizado em 2012, o gru­po nasceu com o intuito de unir agentes da dança em Ri­beirão Preto para discussão de demandas coletivas e repasse destas necessidades para as reuniões ordinárias do Con­selho Municipal de Cultura. Desde então, o movimento viveu transformações em seus objetivos e ações.

Com um histórico de atu­ação em produções de even­tos de maneira continuada, tornou-se nos últimos anos, um coletivo em Ribeirão Preto de ações voltadas para os modos de pensar e fazer em dança, garantindo acesso gratuito às atividades, incen­tivando processos criativos e pesquisa em dança, em suas variadas linguagens.

Inspirada na frase “penso, logo existo” do filósofo, físico e matemático francês René Des­cartes (1596-1650), o evento “Danço, Logo Existo” nasceu como uma festa no final de 2014, durante o Festival Fagulha de Artes Integradas, em parceria com o Coletivo Fuligem. O ob­jetivo do evento era promover e celebrar um encontro entre passinhos da balada e danças profissionais, fortalecendo os ar­tistas locais da dança e também os aproximando do público.

Após se consolidar na ci­dade, a festa “Danço, Logo Existo” seguiu sua trajetó­ria de forma independente, mostrando sua potência em caminhar de maneira autô­noma. Ao todo, foram re­alizadas quatro edições até o ano de 2018, em parceria com casas de shows na cidade de Ribeirão Preto.

“Para nós, só é possível pensar em práticas artísticas se estivermos dialogando com práticas pedagógicas. Por isso, a intenção de criar um espaço de diálogo com educadores e artistas que atuam junto ao notório saber acadêmico, bem como agen­tes culturais que possuem sua prática pautada em suas experiências, tanto de pro­fissionais locais de Ribeirão Preto e região como de outras localidades do Brasil”, explica Ana Luiza Yosetake, coorde­nadora-geral do festival.

Postagens relacionadas

4ª. Jornada da Leitura 6.0 discutiu o papel da literatura na velhice

William Teodoro

Tá no ar – Paródia dos telejornais

Redação 1

Em registro raro, brasileiros fotografam aurora boreal e erupção vulcânica na Islândia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com