Que tal ter dezenas de milhares de pessoas trabalhando para a prefeitura? Essa é a gestão pública colaborativa, uma ferramenta que tem auxiliado cada vez mais os gestores em vários municípios brasileiros. Isso não quer dizer que os cidadãos são empregados do município, mas eles podem ajudar, e muito, na rapidez e eficiência dos serviços prestados à comunidade.
Uma das iniciativas privadas no Brasil que oferece uma ferramenta de gestão pública colaborativa é o Colab, aplicativo que surgiu em 2013 com o propósito de aproximar cidadãos e governos através da tecnologia. Por meio do programa, que pode ser instalado no celular ou no computador, a população pode solicitar serviços de zeladoria urbana e participar de tomadas de decisão de sua cidade através de consultas públicas.
Um dos municípios que se beneficiaram com a tecnologia é Santo André, no estado de São Paulo. Em 2017, quando a cidade fez a revisão do Plano Diretor, usou a plataforma Colab para realizar a consulta pública e o sucesso foi tão significativo que a ferramenta foi estendida para os demais serviços urbanos direcionados à população, como, por exemplo, tapa buracos, rede elétrica e poda de árvores.
Além de ajudar o cidadão a conseguir o atendimento de serviços públicos com mais rapidez, a ferramenta também possibilita aos gestores uma condução mais estratégica, tática e operacional da administração pública, já que é possível fazer recortes dos mais variados tipos na base de dados, como categorias de solicitação por região e tempo de solução das demandas. O Colab pode ser baixado tanto pelos cidadãos no site da startup quanto nas lojas de aplicativos para celular.
O CEO da startup Colab, Gustavo Maia, acredita que a iniciativa alia a inovação governamental ao engajamento cidadão, é tudo feito com muita transparência, por meio de uma rede social aberta e estruturada. Ele destaca que esse novo meio de gerir os serviços públicos torna o município mais eficiente, responsivo e legítimo, uma vez que alça os moradores à posição de agentes transformadores da cidade onde vivem.
“A gestão pública colaborativa é essencial tanto para dar voz ao cidadão, motivando-o a se engajar e ajudar o Poder Público, quanto fazer com que o governo seja mais aberto e transparente, de modo a conseguir criar suas soluções a partir da colaboração das pessoas”, ressalta Gustavo. Atualmente, o Colab está presente em mais de 100 cidades do Brasil e possui mais de 250 mil usuários cidadãos. Além de Santo André, outros 19 municípios utilizam a plataforma como aplicativo oficial de comunicação e zeladoria urbana.
Ribeirão utiliza ferramentas digitais
A Prefeitura de Ribeirão Preto não utiliza o Colab, mas disponibiliza canais de comunicação para que a população possa fazer críticas, sugestões e reivindicações. Entre estes instrumentos estão as redes sociais Facebook, Instagram e o aplicativo WhatsApp.
Segundo a administração municipal, nestes serviços existe um padrão informativo, transparente e de disseminação de campanhas de conscientização, como a do coronavírus.
São aproximadamente 100 mil perfis conectados às contas da prefeitura. No total, existe um engajamento de aproximadamente 700 mil publicações alcançadas por mês, além de cerca de 160 mil interações nas plataformas.
O governo municipal afirma que no máximo, em 24 horas após a demanda, o munícipe recebe o retorno. Nesse mesmo período, garante, são elaboradas respostas claras e com o objetivo de auxiliar o munícipe na sua necessidade ou insatisfação com o maior volume de informações e direcionamentos possíveis. Muitas vezes, a própria demanda é resolvida de imediato via rede social.
Já o serviço telefônico 156 recebe em média 5.800 ligações por mês e tem entre os assuntos mais frequentes à coleta de galhos e limpeza urbana. O Fala Cidadão disponibilizado pela internet recebe uma média de 850 comunicações.
Testando
Entramos no portal da prefeitura (http://ribeiraopreto.sp.gov.br/portal) de Ribeirão Preto e testamos as ferramentas de comunicação disponibilizadas. O portal, além das últimas notícias divulgadas pelo setor de comunicação, oferece caminhos online para suas secretarias e autarquias, bem como endereços, telefones e responsáveis pelas pastas. Oferece ainda vários serviços.
Quanto às plataformas digitais, no canto superior direito, há ícones do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. No Twitter e Facebook o usuários ao clicar entra em uma notícia publicada recentemente. O Instagram dá erro de endereço. No YouTube, o link é para o canal da prefeitura e o WhatsApp direciona para uma conversa.