A Google anunciou, nesta semana, mudanças para o Gmail, entre elas o mecanismo que completa automaticamente um conteúdo de um e-mail enquanto você o escreve. Agora, a empresa informou que essa funcionalidade foi ainda mais além e pode também sugerir o assunto do e-mail de forma automática.
Chamado de Smart Compose, ele vai em tempo real sugerindo partes de texto para que o usuário possa escrever um e-mail mais rápido. Agora, o sistema também está ampliando a sugestão para o campo de assunto do e-mail.
Ele funciona da seguinte forma: se você escrever um e-mail e deixa o assunto para o final, o programa é capaz de sugerir um texto baseado no que você escreveu. No exemplo da Google, há um e-mail de parabéns para uma pessoa, logo o assunto sugerido já é a “Parabéns”.
Se isso pode ser uma mão na roda para que você não tenha de ficar escrevendo sempre a mesma coisa para e-mails corriqueiros, por outro levanta um ponto acerca do quanto o sistema está vasculhando suas informações para fazer as sugestões.
Quando a Google apresentou a ferramenta, informou que não é preciso “ler” todo o e-mail para fazer isso, mas apenas pegar algumas palavras-chave. Em todo caso, há a opção para desligar a funcionalidade caso você suspeite de quebra de privacidade. A companhia, contudo, informa que o Smart Compose permanece ligado por padrão.
Fonte: Google