Para animar ainda mais as férias da garotada, neste mês, o Museu Casa da Memória Italiana se transforma no cenário de uma caça ao tesouro mágica, inspirada na fascinante história de Befana, figura encantadora do folclore italiano, conhecida por sua generosidade e mistério.
Gratuita, com inscrição prévia pelo WhatsApp (16) 99760-9946, a atração começa nesta sexta-feira, 17 de janeiro, com replay nos dias 23 (quinta) e 24 (sexta), às 15 horas, e nos dias 18 e 25 (dois sábados), às dez horas. O Museu Casa da Memória Italiana fica na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Preto
Segundo a lenda, Befana ajudou os Três Reis Magos a encontrar o Menino Jesus em Belém. A simpática velhinha que voa em sua vassoura distribui presentes às crianças na noite da Epifania (festa cristã que comemora o batismo de Cristo), no dia 6 de janeiro.
As crianças serão convidadas a embarcar em uma jornada encantada à procura dos “presentes perdidos” da Befana, desvendando pistas que revelarão curiosidades sobre a cultura italiana e os tesouros do acervo do museu.
Ao final da aventura, todos os participantes ganharão um presente simbólico da Befana, reforçando o espírito de generosidade e o valor da descoberta cultural. “Além de se divertir, o público infantojuvenil terá a chance de aprender sobre as tradições natalinas de uma forma lúdica e educativa, explorando o museu de maneira interativa e envolvente”, comenta Gabriel Azarias, cogestor do Museu.
Quintal Aberto e troca de livros – Como parte da comemoração de “Os Segredos da Befana”, o museu realizará mais uma edição Quintal Aberto, em 26 de janeiro (domingo), com atividades voltadas pata toda a família e pessoas interessadas em conhecer a instituição e suas atividades.
O evento terá início às nove horas, com uma visita espontânea à parte interna da Casa, sem mediação, até as 10h30. O quintal estará aberto ao público com contação de histórias, das onze horas ao meio-dia, com diversos contos infantis.
Neste dia, das nove às 12 horas, também haverá a segunda edição da Feira de Troca de Livros. Para participar, basta levar uma publicação de qualquer gênero literário e autor para trocar por outra obra disponível para levar para casa. Excepcionalmente, nesta data, não será necessária a reserva de ingressos no site do museu.
“Convidamos o público a conhecer um pouco de nossas origens e reconhecer-se no museu, que ocupa um palacete da década de 20, com grande acervo mobiliário e decorativo da época, onde Ribeirão Preto tinha boa parte de sua população composta por imigrantes italianos”, diz Azarias.
Sobre o museu – O Museu Casa da Memória Italiana, localizado na região Central de Ribeirão Preto, segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em setembro de 2014, o imóvel localizado na rua Tibiriçá nº 776 foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu.
O Museu Casa da Memória Italiana desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.
São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15 horas e aos sábados, às dez horas e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelos telefones (16) 3904-2750 e (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.
Serviço
Atividade: férias no museu
Eventos: contação de história, Quintal Aberto e Feira de Troca de Livros
Onde: Museu Casa da Memória Italiana
Quando: de 17 a 26 de janeiro
Endereço: rua Tibiriçá nº 776, Centro
Site:
www.casadamemoriaitaliana.com.br
Informações e
agendamentos: (16)
3904-2750 e (16)
99760-9946 (WhatsApp)