Com a proximidade das férias de janeiro, muitas pessoas já se prepararam para aproveitar o mês fora de suas cidades. Se a ideia é viajar sozinho, em família, com criança ou somente em grupo de jovens ou adultos, o que a vale é curtir ao máximo a oportunidade. É verão no Brasil, e uma boa alternativa é escapar para o litoral.
Um dos destinos mais procurados é Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a cerca de 500 quilômetros de Ribeirão Preto – fica próxima a cidades como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba (também no litoral norte), mas também de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande (litoral sul do Rio de Janeiro). É um dos únicos municípios-arquipélago marinho do Brasil, sendo formado por 14 ilhas e ilhotas.
Ilhabela, como o próprio nome já diz, é bela em todos os sentidos, possuindo praias, riachos, cachoeiras, trilhas e vários pontos de mergulho. Com uma natureza exuberante a perder de vista, é rica em fauna e flora. Além disso, possui estrutura turística para atender muito bem a quem chega. No centro histórico, também conhecido como “Vila”, tem de tudo que se precisa: restaurantes, farmácias, mercados, lojas, casas de show, entre outros. É o point de turistas que costumam se encontrar depois de um dia de sol.
A cerca de sete horas de carro de Ribeirão Preto, Ilhabela é destino bastante procurado por viajantes da região. Com aproximadamente 38 mil habitantes, a estância balneária recebe eventos durante o ano inteiro e tem mesmo no turismo sua principal atividade econômica. O grande atrativo do arquipélago, naturalmente, está nas belas praias – são quase 50 que valem a visita. Algumas se destacam pela beleza, paisagens ou por outras atrações. O único problema são os borrachudos, mosquitos muito comuns por lá. O jeito é usar repelente, principalmente quem tem alergia à picada de inseto.