O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quarentena do novo coronavírus, que começou a operar na semana passada, indica que o percentual de pessoas que decidiram ficar em casa no Domingo de Páscoa (12) aumentou em relação aos quatro dias anteriores.
Na semana de pagamento de aposentados e pensionistas e dos trabalhadores da iniciativa privada, do auxílio emergencial de R$ 600 e das compras da Páscoa – chocolate, bacalhau, vinho etc. –, a taxa de isolamento social na cidade ficou abaixo da média estadual e chegou a 41% na quinta-feira (9), depois de bater em 46% na quarta-feira (8).
Na Sexta-Feira da Paixão (10), subiu para 54%, mas caiu para 50% no sábado (11), quando muita gente foi às compras novamente. Porém, no Domingo de Páscoa voltou a 54%. Os dados desta segunda-feira serão divulgados nesta terça-feira (14). Os números são medidos a partir da geolocalização de telefones móveis.
Na segunda-feira (6), enquanto o estado tinha taxa de 50,6%, Ribeirão Preto chegou a 43%, segundo o levantamento. O dia com pior taxa estadual foi a quarta-feira da semana passada, 1º de abril, quando o índice caiu para 47,2%. Na mesma data, Ribeirão Preto registrou 42%. Foi fechado um acordo com as operadoras de telefonia celular no País – Vivo, Claro, Oi e Tim – para “identificar os locais onde as pessoas estão e onde há concentração”.
O monitoramento é feito por meio do rastreamento e georreferenciamento dos aparelhos celulares. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ressalta que as medidas de distanciamento social adotadas na cidade estão tendo resultados positivos para o funcionamento das estruturas de saúde em Ribeirão Preto, permitindo o atendimento adequado dos casos de covid-19.
“Estamos relativamente seguros de que todas as medidas que a população vem tomando revelam uma responsabilidade acentuada e, ao mesmo tempo, um grande espírito de colaboração. Houve um sentido de relaxamento nos últimos dias, mas nós estamos pedindo para que ele não venha a acontecer de novo”, reforça Nogueira.
O prefeito também falou da importância do uso de máscaras caseiras pela população de agora em diante, de forma ostensiva e sempre que necessário sair de casa. “Muitas pessoas estão cuidando de sua saúde ao não saírem de casa. Se saírem, que seja quando extremamente necessário, fazendo o uso de máscaras”, disse, ressaltando que a medida é necessária para que nas próximas semanas haja uma redução nos limites de distanciamento social, “com a retomada gradativa, lenta e homeopática das atividades”.
No estado, a taxa de adesão ao isolamento social ficou em 59% no domingo e a meta agora é ultrapassar os 60% de adesão à quarentena – meta é atingir, de maneira consistente, a taxa de 70% da população isolada, percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para achatar a curva de infectados pelo novo coronavírus.
Cientistas, médicos, financiadores e fabricantes da indústria da saúde pediram nesta segunda-feira que a população siga as medidas de distanciamento social para reduzir a transmissão da covid-19. Segundo o manifesto do grupo, assinado por mais de 250 pessoas, reduzir a disseminação do novo coronavírus é o principal remédio antes que uma vacina eficaz seja desenvolvida.
O time de profissionais de dezenas de países e coordenado pela OMS, criou um grupo de pesquisa e desenvolvimento para acelerar a realização de diagnósticos, vacinas e medicamentos contra o coronavírus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, já disse mais de uma vez que uma vacina leva de 12 a 18 meses para ser desenvolvida.