A 30ª edição da Fenasucro & Agrocana (Feira Mundial da Bioenergia) começa nesta terça (13) e vai até sexta-feira, 16 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, na região Metropolitana de Ribeirão Preto. Na abertura, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinará o Protocolo Mais Verde, que estabelece objetos sustentáveis na produção do etanol.
Com apoio oficial do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br) e organização e promoção da RX Brasil, a feira celebra 30 anos de vanguarda na apresentação das últimas tendências que solidificam e impulsionam o Brasil como líder global na produção de energia limpa, renovável e sustentável.
Diante de um contexto otimista, apresentando a força e representatividade do setor bioenergético na transição energética global, a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana espera superar os R$ 8,3 bilhões em negócios gerados no ano passado e seguir como epicentro para a apresentação de novas tecnologias e tendências.
Em seus quatro dias, o evento reunirá um público qualificado de empresários e profissionais dos ramos de alimentos e bebidas; papel e celulose; biodiesel; usinas de bioenergia; geradores de bioenergia; usinas de etanol/açúcar; usinas de etanol de milho, além de visitantes de 53 países.
O público poderá conferir os mais de três mil produtos de marcas nacionais e internacionais em exposição, que estarão espalhados por cinco macrossetores: bioenergia, agrícola, transporte e logística, indústria e energia. A edição comemorativa dos 30 anos da Fenasucro & Agrocana já está com a planta interna 100% comercializada desde fevereiro 2024.
Destaca a abertura de 20 novas áreas externas para atender a demanda. Ainda contará com mais de 100 horas de eventos de conteúdo, com a presença de grandes e renomadas empresas do setor como Stab, Datagro, União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica),, entre outros, além das tradicionais rodadas de negócios internacionais, atraindo compradores com interesse em produtos de todos os elos da cadeia produtiva.
A organização da feira aponta um incremento de 25% na movimentação econômica e geração de serviços na macrorregião de Ribeirão Preto. O evento impacta positivamente diversos setores da economia, com aquecimento nas áreas de comércio, turismo e hotelaria, além do ramo gastronômico.
O diretor da 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, detalha que são muitos os elos da cadeia de fornecimento, o que gera cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos, desde a montagem da infraestrutura no local, até logística, transporte, segurança, limpeza, alimentação, entretenimento, entre outros.
A Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (Acis) diz que o setor hoteleiro deve faturar 80% a mais,. O ramo de bares e restaurantes é outro favorecido. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Alta Mogiana, os estabelecimentos da cidade registram um aumento de, aproximadamente, 10% no número de clientes durante a feira.
Para suprir a demanda, os empresários reforçam o estoque e a equipe – com contratações temporárias. Municípios próximos como Cravinhos, Serrana, Jardinópolis e Ribeirão Preto, também se beneficiam com a movimentação nos quatro dias de evento.
Serviço
Evento: 30ª Fenasucro & Agrocana
Quando: de 15 a 16 de agosto de 2024
Onde: Centro de Eventos Zanini
Endereço: Marginal João Olézio Marques nº 3.563, Sertãozinho
Horário: das oito às 18 horas