O Brasil desempenha um papel primordial na transição energética global, na sustentabilidade e na mobilidade de baixo carbono. Destaca-se como um dos maiores produtores de biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biometano, provenientes de diferentes matérias-primas, como cana-de-açúcar, milho, celulose, soja, palma e outros tipos de resíduos. Além disso, tem um grande potencial para a produção de hidrogênio verde, que promete ser o combustível do futuro.
Todos esses temas, tecnologias e inovações, além das megatendências do setor bioenergético como as biorrefinarias, SAF (Combustível Sustentável de Aviação e combustível do futuro estarão presentes na 30ª edição da Fenasucro & Agrocana (Feira Mundial da Bioenergia), que foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 22 de maio, durante o Seminário da Indústria, em Sertãozinho, na região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Com apoio oficial do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br) e organização e promoção da RX Brasil, a feira – que será realizada de 13 a 16 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho – celebra 30 anos de vanguarda na apresentação das últimas tendências que solidificam e impulsionam o Brasil como líder global na produção de energia limpa, renovável e sustentável.
“Isso faz parte do DNA da Fenasucro & Agrocana. Temos pela frente uma grande transformação em nosso setor, passando de sucroenergético para bioenergético, e isso será apresentado e discutido nos quatro dias de evento. Será uma edição histórica, em que reuniremos todos os elos da cadeia em um só lugar, com acesso à inovação e tecnologia para a indústria de base”, diz o diretor da feira, Paulo Montabone.
“A 30ª edição da feira representa não apenas um marco na história do setor sucroenergético e de biocombustíveis, mas também um testemunho do compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Em um momento em que uma das principais pautas do planeta é a transição energética, a Fenasucro & Agrocana se desponta como um farol de oportunidades, nos guiando em direção a um futuro mais verde e próspero”, declara a presidente do Ceise Br, Rosana Amadeu.
Diante de um contexto otimista, apresentando a força e representatividade do setor bioenergético na transição energética global, a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana espera superar os R$ 8,3 bilhões em negócios gerados no ano passado e seguir como epicentro para a apresentação de novas tecnologias e tendências.
Em seus quatro dias, o evento reunirá um público qualificado de empresários e profissionais dos ramos de alimentos e bebidas; papel e celulose; biodiesel; usinas de bioenergia; geradores de bioenergia; usinas de etanol/açúcar; usinas de etanol de milho, além de visitantes de 53 países.
O público poderá conferir os mais de três mil produtos de marcas nacionais e internacionais em exposição, que estarão espalhados por cinco macrossetores: bioenergia, agrícola, transporte e logística, indústria e energia. A edição comemorativa dos 30 anos da Fenasucro & Agrocana já está com a planta interna 100% comercializada desde fevereiro 2024.
Destaca a abertura de 20 novas áreas externas para atender a demanda. Ainda contará com mais de 100 horas de eventos de conteúdo, com a presença de grandes e renomadas empresas do setor como Stab, Datagro, União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica),, entre outros, além das tradicionais rodadas de negócios internacionais, atraindo compradores com interesse em produtos de todos os elos da cadeia produtiva.